domingo, outubro 28, 2007

Tugas? Só podiam...


De vez em quando também visito outros blogs sem ser de escalada...
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E no meio de algumas destas visitas encontrei referência para este:
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Basicamente:
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"Comportar-se como um animal ao volante é tão português como o fado e o chibanço. Ter ministros a 200 km/h na A1 sem pagar multa, comprar um Audi em 2ª mão, meter um aileron Matias na oficina do bairro e testar o bólide na ponte Vasco da Gama é português. E dizer mal dos outros também. E viva o blogue :)"
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Tanto os posts como os próprios comentários que são adicionados a seguir fazem-nos, no mínimo, sorrir...
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Sabe sempre bem no ínicio do dia, ou ao final de um dia de trabalho...
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E viva os tugas!!!

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terça-feira, outubro 23, 2007

IX ESPINHO BOULDER CONTEST

É já no princípio do próximo mês, mais precisamente dia 4 de Novembro.
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Parece incrível, mas já vai na sua 9º edição, já tendo passado pela antiga tourada de Espinho, plo passeio marítimo e ultimamente pela Nave Desportiva!
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É uma das competições que mais participantes têm atraído (o ano passado teve mais de 70 pax), quer pelo sistema competitivo (sistema de contest, com cartões de registo dos boulder's pontuáveis realizados, sem limite de tempo para resolução), quer pelo convívio que se tem vindo a estabelecer ao longo das edições. Também ajuda bastante o facto de ser uma competição alheia à meteorologia, visto ser indoor...
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Esperemos que compareçam o maior número de escaladores possíveis, tanto para ver se é desta que se consegue chegar aos 100 participantes, como para dar mais força às competições organizadas sob a alçada da FPME.
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Também de louvar e realçar o excelente trabalho desenvolvido pelo Núcleo de Montanha de Espinho que tem levantado com muito profissionalismo esta competição sem igual....
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Por isso não digam que não sabiam...
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Apareçam...
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E apertem como se não houvesse mais nenhuma competição...
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Aspecto da assistência na prova de lançamentos de 2006

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segunda-feira, outubro 22, 2007

Teatro...

Há já algum tempo que não ia ao teatro, e aproveitando a dica do meu consultor privado nestas andanças do que é bom e não é (o puto Marc sabes umas coisas!), no passado sábado fui lá dar uma espreitadela...
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Além de ir ver uma peça nova, que estreou em Fevereiro no Convento das Mónicas e que já passou por diversas cidades do nosso país, também fui conhecer um espaço novo (para mim, é claro!), que é o mini-teatro que a CApa (Centro de Artes Performativas do Algarve), com pouco mais de 100 lugares e um palco pequenino, mas que dá um ambiente super acolhedor e ideal para aquelas peças onde há bastante aproximação e mesmo interacção com o público. Só achei as filas muito próximas umas das outras, o que não permitia mexer muito no lugar, tendo ficado com as pernas quase dormentes!!! Enfim.... sacrifícios pela cultura!
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Mas avante....
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A peça chama-se Stabat Mater, e é de António Tarantino (deve ser quase primo do Quentin Tarantino !?!), encenação de Jorge Sila Melo e interpretação de Maria João Luís (entrou em diversas novelas incluíndo a recente Doce Fugitiva).
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Basicamente trata-se de um monólogo de 1h30, onde Maria João Luís mostra uma garra imensa a falar, gritar e susurrar, sempre numa linguagem escandalosamente ..... ordinária, pagã, simplista e com um teor de crítica social poderosíssimo, falando de tudo: políticos, pedofília, imigrantes, corrupção, ciganos, sistema social, prostituiçao, drogas, etc..
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Houve momentos em que pensava como é que será que estariam a reagir aqueles cotas todos que ali estavam, perante uma linguagem daquelas!!! Cenas tipo: "Aquela p*** desencaminhou o meu filho! Anda a pôr nutella no p** dele e a chupa-lo que nem uma maluca! O rapaz assim vai se desgraçar!" mais ou menos assim!!! :)
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"Maria, à procura do filho desaparecido, acaba por sucumbir. Ex-prostituta, mergulhada na miséria, sozinha, resignada e cheia de ódio contra a sociedade. O texto é uma longa afabulação não narrativa, onde a partir da imagem marginalizada, mas vibrante das figuras de fé e do mito, e da linguagem de rua dos imigrantes, que mistura os dialectos, com efeitos de verdades e comicidades irresistíveis, sobressai a heresia, própria da vida, de uma dor que não serve nem salva, e da história que impiedosamente repete o seu ciclo sem evoluir." in guiadacidade.com
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A peça vai continuar a ser exibida pelo país fora, e aconselho vivamente a irem ver se tiverem a oportunidade... são 90 minutos muito bem passados a rir que nem um desalmado... ;)
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Podem ver por onde vai andar na página dos Artistas Unidos.

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segunda-feira, outubro 08, 2007

Formação!

É sempre importante mantermos os nossos conhecimentos actualizados e aprender novos!
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Existindo por esse país fora formação nas mais diversas áreas, venho aqui através do blog publicitar 2 que vão decorrer aqui em Faro - Algarve.
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Apesar de serem formações dirigidas a quem ainda não possuí conhecimentos nas áreas, ou possuí poucos, são bastante importantes para quem se quiser iniciar na modalidade da escalada e relativamente ao Curso de 1ºs Socorros para todos nós, desportistas ou não (nunca se sabe quando é que podemos precisar de salvar uma vida...)
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Atenção que em ambos os cursos as datas foram alteradas relativamente ao que consta nos cartazes de publicidade.
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CURSO BÁSICO DE FORMAÇÃO DE SOCORRISTAS - FOR

Será realizado através da Cruz Vermelha Portuguesa - delegação de Faro, e terá a duração de 24 horas, a ser realizado em horário pós-laboral (19h30-23h30) de 15 a 20 de Outubro (data alterada!).
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O preço do curso é de 85€ para sócios da CVP e de 100€ para não sócios.
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Tem a validade de 2 anos, ao fim dos quais terá que se fazer uma reciclagem, para renovar o cartão de socorrista.
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As inscrições podem ser feitas directamente com a Delegação através do nº de telf: 289 899 903 ou email:
dfaro@cruzvermelha.org.pt
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Como é um curso que só se desenvolverá se houver um mínimo de inscrições de 12 participantes, se estiverem interessados agradecia que se inscrevessem o mais rápido possível.
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Curso de Iniciação à Escalada em Rocha (nível 1).

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Irá realizar-se nos dias 26 (das 21h às 23h30), 27, 28 de Outubro, 3 e 4 de Novembro (das 9h às 19h), na sede da AMEA, Parede Artificial de Escalada da Universidade do Algarve e Escola de Escalada da Rocha da Pena - Salir
(datas previstas, sujeitas a alterações consoante o nº de inscrições).
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Propósito e objectivos do curso
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O Curso de Iniciação à Escalada em Rocha tem por objectivo ministrar a formação teórica e prática considerada necessária e suficiente, para dotar os formandos de conhecimentos para escalar em autonomia, como primeiro de cordada em vias equipadas, utilizando com segurança as técnicas de progressão.
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Este curso de iniciação está vocacionado para a escalada desportiva, não estando orientado para situações que requeiram técnicas de escalada clássica, big wall, solitário, resgate, autoresgate ou transposição de obstáculos através de manobras de corda.
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Destinatários, pré-requisitos e inscrições
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O Curso de Iniciação à Escalada destina-se a todos aqueles que pretendam iniciar-se na actividade e satisfaçam a seguinte condição:
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ter 14 ou mais anos de idade
(os menores têm de possuir autorização do encarregado de educação);
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As inscrições estão limitadas a 8 formandos (4 por formador).
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Calendarização e carga horária
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O Curso de Iniciação à Escalada possui uma carga horária de 40 horas, distribuídas por dois fins-de-semana (5 dias), segundo o seguinte esquema:
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Formação teórica (8h):
26 de Outubro das 21h às 23h30m
27 de Outubro das 9h às 12h
3 de Novembro das 9h às 12h
Sede da AMEA - Faro;
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Formação teórico-prática (32h):
28 de Outubro e 4 de Novembro das 9h às 19h
Escola de Escalada da Rocha da Pena – Loulé
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27 de Outubro e 3 de Novembro das 13h às 19h
Parede Artificial da Universidade do Algarve – Campus da Penha
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Conteúdos programáticos
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O Curso de Iniciação à Escalada aborda as seguintes temáticas:
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1. História, terminologia e glossário de escalada;
2. Conhecimento do Meio;
3. Sistema de graduações das vias de escalada;
3. Noções básicas de escalada (escalada clássica, desportiva, big wall, livre, artificial, solitário, solo, à vista, à frente, em top-rope, de competição, de muro, de bloco);
4. Equipamento;
5. Código de ética UIAA;
6. Nós de escalada;
7. A escalada em “top-rope”;
8. Técnicas de escalada à frente;
9. Factores de queda e força de choque;
10. Montagem de reuniões: triângulo de forças;
11. Perigos e segurança.
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Durante o Curso de Iniciação à Escalada em Rocha serão fornecidos textos de apoio sobre os temas abordados.

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Avaliação
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Para a aprovação no curso os formandos devem: assistir a pelo menos 85% das aulas; demonstrar interesse pelas matérias apresentadas; utilizar correctamente as técnicas de progressão e segurança.
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Preço
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Sócios – 110 €
Não sócios – 130 €
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Inscrições e informações
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Tlm: 96 8728644 ou
geral@amea.pt
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Mesmo que não estejam interessados, se souberem de alguém que possivelmente esteja divulguem sff...

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Mais informações em http://www.amea.pt/

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segunda-feira, outubro 01, 2007

É moda!

De algum tempo para cá, e seguindo (mais ou menos!) o exemplo do país vizinho, os escaladores tugas têm vindo a adquirir belos veículos para se fazerem transportar para as imensas falésias fanáticas que por aí proliferam...


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É certo que poucos de nós temos a possibilidade de adquirir uma VW Transporter, ou uma Vito, ou a mítica Califórnia..., o que nos leva a adquirir umas coisinhas um pouco mais abaixo: Berlingo, Transit Compact, Doublo, Caddy, entre outras...
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É claro que a 1ª coisa que fazemos assim que nos chega às mãos é quitá-la!!! E para quê?
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Para a tornar o mais confortável possível, permitindo que se possa dormir, cozinhar, e transportar toda a tralha inerente às inúmeras viagens que vamos fazer com ela!!!


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Eu acabei por conseguir um bom negócio e adquiri uma Citroen Berlingo 1.9D de 2001, sem alterações como é evidente!
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Nunca tendo visto nenhuma alterada, tive que pôr a cabecinha a funcionar... E para vos poupar a perca de alguns (ou muitos!) neurónios, vou aqui demonstrar as alterações que fiz!
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1º passo: conseguir que seja possível dormir sem ter as pernas encolhidas (ou demasiado).
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Como a carrinha tinha apenas 1,54m de comprimento, tive que arranjar maneira de conseguir um mínimo de 1,75m (a minha altura!), certo? Acabei por arranjar uma solução que me permitiu disfrutar de uns bons 2 metros e tal!!
. Como?
. Cortando a grelha da divisória da cabine, pondo umas dobradiças e rebatendo a grelha para dentro da cabine de condução. Como podem ver nas fotografias, a grelha abate apoiando nos bancos, tendo estabilidade
suficiente para aguentar parte do peso
do nosso corpo.

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Surgiram alguns contratempos, mas que rapidamente foram resolvidos, nomeadamente a grelha batia nos cintos e não dava para rebater, tendo sido necessário fazer dois cortes laterais na grelha para o permitir. Depois foi só disfarçar tudo, pintando a grelha com tinta preta.
. Para evitar que qualquer pessoa que passasse visse a malta a dormir e também para evitar ser acordado prematuramente pela luz do sol, com a ajuda de 2 tapa-sóis daqueles que normalmente usamos no nosso carro, e 2 correias com ganchos, prendi junto do tecto (usando as palas), o que me deu a privacidade que necessitava.

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A seguir veio a parte que custou menos em termos de projecto, mas que demorou mais em termos de execução: a parte do suporte no qual nos deitamos, e também que serve de mesa. Como tal, deverá suportar com um mínimo de 120-150kg, e algum movimento (eheheh)! A solução foi 2 tábuas de madeira nórdica de 8mm, apoiadas em barras de ferro em forma de L, aparafusadas com parafusos de 8mm.
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Como podem ver pela fotografia, o apoio traseiro central é um barrote de madeira de 10cm de diâmetro, com 2 placas de ferro nas extremidades (para dar um maior apoio).
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De forma a que as placas não saltem nos buracos, fixei-as às barras através de felcro, e pus umas fitas de esponja para não fazerem ruidos parasitas.

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O barrote está fixo por meio de um linguete de alumínio que impede que salte para o lado, mas que também permite rapidamente o tirar, para quando se quer tirar as duas placas.

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Tanto nas partes laterais com na parte frontal, as barras foram fixas utilizando os buracos que a própria carrinha já trazia, o que evitou que tivesse que esburacar as placas metálicas todas!!!

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Nas laterais e na parte traseira também foram usados para-sóis recortados e com velcro para evitar a entrada de sol e para impossibilitar a vista para dentro da carrinha (com a consequente exposição da tralha toda montada e a malta a dormir!)
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Para completar, forrei as placas a material plástico resistente e fácil de limpar, fazendo com que as placas durem mais.
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Para dormir, 2 simples tri-partidos e uns sacos camas fazem o efeito!

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Além de servir de cama, recorrendo ao uso de duas cadeiras e colocando uma placa em cima da outra, é possível ficar com uma mesa dentro da carrinha, o que permite inclusivamente cozinhar quando está a chover (não é o mais cómodo que há, mas é o que se arranja!)
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Para terminar (que a descrição já vai longa!), deixo aqui algumas fotos de alguns pormenores que fui ajustando consoante as necessidades ...
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Espero que não tinha sido seca, que vos tenha sido útil em algum aspecto e que de futuro, se fizeram igual, parecido ou melhor na vossa carrinha partilhem com a malta!!!
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Qualquer dúvida é só deixarem nos comments que se souber respondo!
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