segunda-feira, outubro 01, 2007

É moda!

De algum tempo para cá, e seguindo (mais ou menos!) o exemplo do país vizinho, os escaladores tugas têm vindo a adquirir belos veículos para se fazerem transportar para as imensas falésias fanáticas que por aí proliferam...


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É certo que poucos de nós temos a possibilidade de adquirir uma VW Transporter, ou uma Vito, ou a mítica Califórnia..., o que nos leva a adquirir umas coisinhas um pouco mais abaixo: Berlingo, Transit Compact, Doublo, Caddy, entre outras...
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É claro que a 1ª coisa que fazemos assim que nos chega às mãos é quitá-la!!! E para quê?
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Para a tornar o mais confortável possível, permitindo que se possa dormir, cozinhar, e transportar toda a tralha inerente às inúmeras viagens que vamos fazer com ela!!!


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Eu acabei por conseguir um bom negócio e adquiri uma Citroen Berlingo 1.9D de 2001, sem alterações como é evidente!
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Nunca tendo visto nenhuma alterada, tive que pôr a cabecinha a funcionar... E para vos poupar a perca de alguns (ou muitos!) neurónios, vou aqui demonstrar as alterações que fiz!
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1º passo: conseguir que seja possível dormir sem ter as pernas encolhidas (ou demasiado).
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Como a carrinha tinha apenas 1,54m de comprimento, tive que arranjar maneira de conseguir um mínimo de 1,75m (a minha altura!), certo? Acabei por arranjar uma solução que me permitiu disfrutar de uns bons 2 metros e tal!!
. Como?
. Cortando a grelha da divisória da cabine, pondo umas dobradiças e rebatendo a grelha para dentro da cabine de condução. Como podem ver nas fotografias, a grelha abate apoiando nos bancos, tendo estabilidade
suficiente para aguentar parte do peso
do nosso corpo.

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Surgiram alguns contratempos, mas que rapidamente foram resolvidos, nomeadamente a grelha batia nos cintos e não dava para rebater, tendo sido necessário fazer dois cortes laterais na grelha para o permitir. Depois foi só disfarçar tudo, pintando a grelha com tinta preta.
. Para evitar que qualquer pessoa que passasse visse a malta a dormir e também para evitar ser acordado prematuramente pela luz do sol, com a ajuda de 2 tapa-sóis daqueles que normalmente usamos no nosso carro, e 2 correias com ganchos, prendi junto do tecto (usando as palas), o que me deu a privacidade que necessitava.

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A seguir veio a parte que custou menos em termos de projecto, mas que demorou mais em termos de execução: a parte do suporte no qual nos deitamos, e também que serve de mesa. Como tal, deverá suportar com um mínimo de 120-150kg, e algum movimento (eheheh)! A solução foi 2 tábuas de madeira nórdica de 8mm, apoiadas em barras de ferro em forma de L, aparafusadas com parafusos de 8mm.
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Como podem ver pela fotografia, o apoio traseiro central é um barrote de madeira de 10cm de diâmetro, com 2 placas de ferro nas extremidades (para dar um maior apoio).
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De forma a que as placas não saltem nos buracos, fixei-as às barras através de felcro, e pus umas fitas de esponja para não fazerem ruidos parasitas.

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O barrote está fixo por meio de um linguete de alumínio que impede que salte para o lado, mas que também permite rapidamente o tirar, para quando se quer tirar as duas placas.

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Tanto nas partes laterais com na parte frontal, as barras foram fixas utilizando os buracos que a própria carrinha já trazia, o que evitou que tivesse que esburacar as placas metálicas todas!!!

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Nas laterais e na parte traseira também foram usados para-sóis recortados e com velcro para evitar a entrada de sol e para impossibilitar a vista para dentro da carrinha (com a consequente exposição da tralha toda montada e a malta a dormir!)
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Para completar, forrei as placas a material plástico resistente e fácil de limpar, fazendo com que as placas durem mais.
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Para dormir, 2 simples tri-partidos e uns sacos camas fazem o efeito!

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Além de servir de cama, recorrendo ao uso de duas cadeiras e colocando uma placa em cima da outra, é possível ficar com uma mesa dentro da carrinha, o que permite inclusivamente cozinhar quando está a chover (não é o mais cómodo que há, mas é o que se arranja!)
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Para terminar (que a descrição já vai longa!), deixo aqui algumas fotos de alguns pormenores que fui ajustando consoante as necessidades ...
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Espero que não tinha sido seca, que vos tenha sido útil em algum aspecto e que de futuro, se fizeram igual, parecido ou melhor na vossa carrinha partilhem com a malta!!!
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Qualquer dúvida é só deixarem nos comments que se souber respondo!
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4 Comments:

At 11:55 da tarde, Blogger CC said...

Oi!
Realmente quando se tem "amor � camisola" consegue-se tudo!
Depois de muitas discussoes de que nao era boa ideia para 1ro carro e muito menos proprio sendo para uma menina... la comprei uma citroen berlingo... ja fiz o estrado... ja comprei a bela da geladeira electrica para as cervejolas fresquinhas para depois de um dia de escalada e a entremeada para grelhar... ja coloquei o vinil nos vidros mas ainda ando a puxar pela cabeca com o problema da divisoria! :(
Fiz o estrado mais abaixo para ter espaco para "dormir" lol e agora e que sao elas :(
Gostei muito do post quem me dera ter visto antes de kitar a minha! Fazia falta um post destes!
Agradeco por mim e pelos outros novatos. Sem duvida uma inspiracao!!!
Benga ai!
Bjokinhas da C.C.

 
At 10:23 da tarde, Blogger Liliana Maia said...

Agora é só escalar!!
Quando apareces cá por cima?

 
At 12:12 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Este post tem uma qualidade e utilidade excepcional.

a dúvida: não é muito clara a forma como o barrote central é fixo e estabilizado no sítio. Se a meio da noite o barrote cair corre-se o risco de ficar muito íntimo com o companhia de viagem, demasiado depressa.

o barrote é fixo em baixo?

 
At 10:05 da tarde, Blogger chb said...

Ainda bem que há gente que acha que estas partilhas de experiências tem alguma utilidade... Obrigadão pelos agradecimentos e felicitações!

Como normalmente cada um refugia-se no seu mundinho e faz à sua maneira, volta e meia sai asneira! Espero que as minhas dicas vos tenham servido e sirvam pra muitos mais...

Respondendo ao fpereira, que só deve ter visto as fotos! :) :
O barrote tem duas placas de metal emparafusadas nas extremidades para lhe dar apoio (sendo a de baixo com um diâmetro de 20cm), e na parte de cima possuí um linguete de metal (macho) que encaixa noutro (fêmea) na placa do lado esquerdo (que normalmente pouco lhe mexo). A placa da direita simplesmente apoia em cima da placa de metal do barrote, sendo +- fixa através de velcro. Nunca existe o perigo de cair pq o linguete mantem-o bastante fixo, e depois como o peso dos ocupantes ainda menos...

Espero ter sido explícito... ;)

Qq coisa em posso mandar mais umas fotos de pormenores...

 

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