quinta-feira, maio 03, 2007

Crónica de um dia no Estágio de Monitores de Escalada

Estágio que é estágio tem sempre aqueles momentos de descontração, e aquelas situações engraçadas que merecem ser relembradas.
.
.
Mais um dia passou... Hoje, para não fugir à regra da pontualidade, combinámos às 8:30h na pastelaria no Reguengo do Fétal para tomarmos o pequeno-almoço antes de ir para a falésia, para começarmos às 9h.
- Bom dia! - diz o algarvio entrando no Centro Desportivo de Alvados já passando das 8:15h
- Porra, que hoje madrugaste! - responde de imediato o "açoreano emprestado", queixando-se que as cervejas do aniversário do Jaime "que tenta vender tudo a todos" estavam muito fortes no dia anterior.
- Como é? Bamos indo? Ou vós ides mais tarde? - pergunta Jorge "Actina-Miosina"
- Já vais? Nós vamos só lá prás 8h30! O Francês já sabe que a malta nunca chega a horas! - argumenta Josef Mary, dando mais uma trinca no pão do seu 1º pequeno-almoço...
.
Já a caminho, Marco das Cunhas, o Algarvio e o Fitipaldi ao volante (com luvas e tudo!), apercebem-se que se enganaram no caminho e que nem às 9h vão chegar... mesmo com o esforço do condutor a tentar que sim (ai o tractor naquela curva! dasse!!).
.
Pensando que era desta que iamos ouvir um raspanete, entrámos de costas na pastelaria a fingir que até já estávamos de saída, mas que afinal tinhamos esquecido de pagar o pão... Espanto nosso, ainda tava um monte de gente enconstada ao balcão a decidirem quem é que a Marina "que stressa muito" atendia 1º! O Algarvio entra logo a matar, a falar grosso e alto e é logo atendido, enquanto que o Jorge "Oube lá" acabou por ser o último a ser atendido (deviam ter respeito pelos mais idosos!).
.
Barriguinha cheia, tripa vazia, lá fomos para as paredes do Fétal!
.
Para variarmos um pouco, quando lá chegámos foi logo:
- Au jourddui, on vá enchouffé e depuis grimpé! É aprés a petit peut de manuvres e depuis gripé à lá mortê!
.


É claro que a malta não se negou, e foi apertar por aqueles quintos e sextos duros por ali acima e abaixo (para a maioria!), excluíndo-se, é claro, o Rosinha que ateimava que havia de conseguir conquistar o top da Sapão com apenas 8 quedas e meia, e o Sílvio "Desmonta tuuudooo" que tinha que dar sempre umas topalhadas para desfazer o trabalho dos outros...
.
No final do dia, um bocadinho de alongamentos (tema muito polémico!) que muitas vezes mais parecia que estávamos a aquecer para mais uma sessão!
.
Regressados à base de operações, banho tomado, e prontos para começar a parte mais importante do estágio: a janta!
.
- Cum catano! Porquê que hoje não vamos à da velha? - pergunta Carlos "Basqueiro"


- E será que a velha tem lugar para todos? - pergunta Luís "preciso de cortar a barba"


- Epá, aquilo à da velha é sempre a entrar e a sair... é por isso que não dá pra marcar! - diz Marco "Very nice", batido nas andaças de ir à da velha.


- Se achas que a velha aguenta com todos, não perdemos nada em lá ir... e quanto é que se paga normalmente? - pergunta Mário "Dr. House"


- Se for a moderar, uns 7,5€, se for a comer à grande uns 10 eurois... - responde Diogo "puto jolly roger", também batido em ir à da velha.


- Bá, bamos lá ber como é! Ide vós à frente! - decide Jorge "o homem do norte"
.
Chegados à da velha, foi o rir em monte... Conseguimos arranjar uma mesa redonda, com uma prensa ao meio, onde cabiam 8 pessoas e conseguimos sentar 13! Como dava azar, expulsámos o Nuno "diz que sim a tudo" e o Carlos "el pequeño e gordo"!
.
Ficámos 11... e que onze! As mesas das redondezas pediram logo uns tampões para acompanhar a salada, e um vinho do mais forte para não ficarem muito malucos (antes bêbados que malucos, porque para malucos estavamos lá nós!).
.
5 quilos de carne passados, 10 jarros de vinho (do bem bom... rasca), e muito pratos de batata e salada comidos, lá chegámos à parte mais engraçada dos jantares: a troca de experiências final:
.
- Cum ca.....o! Se te tou a dizer que lá nos Bombeiros só se bebe mines quando estamos ao fogo não sei porquê que ateimas a dizer o contrário... que nunca bebemos mines! Poupa-me! - diz Beto "apaguem-me o fogo" para o veterano Rui "Entalecos pela racha acima", ao ser questionado sobre a questão de beber ou não em serviço.
.
- Mas eu já assisti a um resgate de helicóptero lá no monte, e o gajo consegui aterrar só em cima de 1 patim! Como é q o gajo não podia ter bebido? - replica Rui "já tive mais alto que tu"
.
- Cum ca.....o! Esse gajo devia ser tuga! E devia era ter emborcado umas mines da Sagres pra conseguir fazer uma merda dessas, senão nem ia lá! Os gajos que se f....m!
.
Na outra ponta da mesa:
.
- Vocês viram aquela brasileira que tava com o velho? Quando fui lá o gajo enfiou a mão pelo rego acima mesmo pra dizer que era dele!!! Tive memo pra perguntar quanto é que ele tava a pagar... - desabafa Mário "trabalho nas alturas" para Capela "campeão dos jogos online"


- Ai num bi! Claro que bi! Até era gaijo pra fazer como aquele que ali tava a tocar xilofone (que na realidade era acordeão!)! - responde Capela fazendo o movimento de abrir e fechar os braços, dando umas palmadinhas....

- Será que o velho não precisa de uns camlots da BD para se proteger naquela racha? E vocês não querem uns também? Estão com 2,5% de desconto... - diz Jaime "tenho uma loja na margem sul" para Capela e Mário
- Tenho só uma questão... o que acham se o ponto de vista do objectivo, em virtude da situação em que nos encontramos, induz uma variação na sequência a realizar na manobra, resultando numa falha de comunicação e consequente emborcanço para o lado? Acham que depende do objectivo? - questiona-se Nelson "pergunto tudo a todos"
.
- Vamos mas é fazer um brinde! Peçam lá mais 2 jarros de vinho! Mas antes pede a conta... - diz o algarvio, tentando pôr alguma ordem e sentido naquela mesa redonda de troca de experiências tresloucadas....
.
E assim foi, mais um dia que passou deste espectacular Estágio de Formação / Credenciação / Troca de Experiências / Enchauffé / Grimpé / Jantaradas / Aprendizagem de línguas de Monitores de Escalada....

Etiquetas: ,

2 Comments:

At 11:57 da manhã, Anonymous Anónimo said...

na famosa jantarada da prensa, havia uns k só bebiam lola-kola sekinha e spampy (gasosa manhosa mas k po final ja corria do melhor k qq outra), mas k em certas ocasiões tava pior k os outros, k fartaram-se de buber binho martelado. Mas k jantar! :)
olha k a brasuka até sugos de morango xulou ao cota!! lol
akilo lá no reguengo as vias são mlhr k mel!
epa! e a camone a escalar 6a's nos poios! 71 aninhos k nem se notavam!

excelente post alvargio mafarado

abraço
DFartaria

 
At 11:25 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Olá

O grande gozo que me deu organizar os mais recentes estágios do CAF em Portugal, foi a realização das actividades em si e a modesta contribuição para a resolução dos problemas da modalidade no nosso pais. Contribuição essa que já vai em três estágios e quase 40 Monitores devidamente Credenciados...

Mas não deixa de ser delicioso ver as reacções "destrambelhadas", que o meu humilde trabalho causa aos piores elementos dos nossos medíocres opositores...

---------------------------------------------------------------------
No site da FCMP a propósito dos estágios do CAF em Portugal...
---------------------------------------------------------------------
http://www.fcmportugal.com/pt/infoop3a.asp?IdNoticias=1092

Mais uma mentira?

De acordo com uma pequena informação surgida na Internet, num fórum dedicado às actividades de montanha, e que deve ter passado despercebida a muita gente, constou-nos que o Clube Alpino Francês tinha uma Secção em Portugal. Se há alguém que assim pensa, está redondamente enganado, dado que oficialmente, e de acordo com palavras escritas da Direcção daquele clube, este afirma categoricamente que não tem por hábito abrir secções no estrangeiro. Desta forma, para todos os efeitos, o CAF não dispõe de nenhuma secção em Portugal.
Enfim, mais um boato ou mentira que surge no meio montanheiro sem qualquer fundamento e que poderá induzir em erro os mais incautos que julgam fazer parte de uma associação e obter os benefícios apregoados que, afinal, não passam da virtualidade.

---------------------------------------------------------------------

Como já conheço muito bem as cartas que esses senhores enviam (e que depois acabam por me vir parar às mãos)...
Já nada me surpreende...

Com os cursos deles às moscas e os “auto credenciados formadores de formadores da FCMP” a verem as chorudas remunerações que recebem com dinheiros públicos em grande em risco...

É o desespero que se instalou entre os futuros desempregados da nossa praça...

---------------------------------------------------------------------

Quanto a Virtuais... Já somos sessenta e tal... virtuosos... virtuais...

Parabens David por este bom momento de humor...

Berto

PS: Quanto ao s estagios... Tudo virtual, claro... Tal como o CAF em Portugal...

 

Enviar um comentário

<< Home