segunda-feira, agosto 28, 2006

Dia de descanso...

Finalmente chegou mais um dia de descanso.... eheheh
.
Assim sempre conseguimos recuperar algum fôlego e esperar que os bracinhos (principalmente!) ganhem mais alguma energia para aguentar estas vias enormes de pura continuidade...
.
A verdade é que pensava que vinha em melhor forma para cá, mas infelizmente nao estava nada preparado para aguentar "remadas" constantes durante 20 a 30 metros (ou 38 como já me aconteceu em um 6b+ e num 7a!), com alguns passitos duros pelo caminho...
.
Mas pronto, é a vida... e agora já estou a encarar isto tudo como um treino, que me irá pôr em melhor forma (espero!) para quando chegar a Portugal os meus projectos passarem a "cagada"!!! eheheh
.
No entanto, ontem já comecei a sentir alguns efeitos de tanto "remar", pois após uma primeira ronda a levar tareias, "lamber" tops, voar, passar medo, "levantar a asa", "dar voltas com os braços ao pescoço", entre outras coisas..., consegui no mesmo dia encadear 6b+, 6c+, 7a e 7a+ tudo à vista...!!! Ainda provei 1 7b à vista a ver se fazia o brilharete, mas... cai... mais um que ficou pendente!
.
Hoje estamos a descansar, sem fazer nada e esperando que depois os próximos dias corram melhor!
.
Já nao falta muito para voltar para Portugal, e as saudades também já sao algumas... eheheh
.
Fiquem bem e vao seguindo os encadeamentos no 8a.nu (está o link no post das férias!)
.
Abraços e beijinhos!

quarta-feira, agosto 23, 2006

Noticias de Rodellar...

Tareias...

É o que se tem passado em Rodellar...

Tenho levado grandes doses de tareias nas vias que tenho provado... tenho sido literalmente cuspido de quase todos os 7a+ que tenho experimentado...

Espero que isto melhore...

Brevemente mais noticias...

terça-feira, agosto 15, 2006

Férias...

Finalmente as férias a sério vão chegar...

Sim, porque até agora apesar de já não estar a realizar serviço na Escola no Barreiro, tenho estado a trabalhar num projecto integrado na "Animação de Praia" da Praia de Faro, dinamizado através da Câmara Municipal de Faro.
.
Mais concretamente, já é o 4º ano consecutivo que faço parte da equipa que está responsável pela "Animação Infantil", que basicamente o que faz é dinamizar um espaço situado na zona da Costa, procurando realizar jogos, brincadeiras, e algumas vezes serviço de babbysitting(!), com as crianças entre os 3 e os 13 anos que se encontrem na área... É verdade que há dias em que não são muitos os míudos na zona (tipo 7 ou 8) mas por vezes aparecem aos montes, tipo 20 e tal!!!
.
Mas o trabalhinho está a chegar ao fim, sendo amanhã o último dia....
.
E depois....
.
Para não remar ao contrário da maré, este ano o destino será o mesmo que muitos dos escaladores nacionais...
.
RODELLAR
.
Não é a 1ª vez que lá vou, mas o ano passado só lá estivemos 2 dias, pois vinhamos de passagem de uma viagem pelos Pirinéus Franceses!
.
Mas este ano, os objectivos para mim e para o meu sempre companheiro de Rock Trip's Marc "Puto" Xavier, são diferentes....
.
Vão ser 15 dias de puro fanatismo, onde vamos tentar escalar 2,5 : 1 : 3 : 1 : 3 : 1 : 2,5 (dias de escalada : dia de descanso) se os dedos e a forma física o permitirem.... eheheh

Os objectivos que tenho traçados para mim são muito claros:
  • 7a para baixo à vista (quantos mais melhor!);
  • pelo menos 4 7a+ à vista (como só ainda tenho 1!);
  • pelo menos 4 7b's à vista e 4 trabalhados (à vista só tenho 1);
  • pelo menos 3 7b+ trabalhados e tentar trazer 1 7b+ à vista;
  • 3 7c's trabalhados;
  • 1 projecto encadeado, que poderá ser 7c+ ou talvez um 8a zito acessível... eheheheh

Vamos ver se consigo atingir pelo menos 75% destes objectivos a que me proponho...

Quanto ao Puto, vamos ver se consegue sacar uns 7b+ e 7c's à vista e trazer uns 8a's...

Não sei se vou conseguir ir mantendo o blog actualizado durante esses 15 dias, mas vou tentar, pois lá em Rodellar existe internet no parque de campismo e talvez consiga entre outras coisas actualizar o blog...

No entanto podem ir seguindo os scorecard's no 8a.nu, tanto o meu como o do Puto Marc, pois normalmente vamos lá actualizando os encadeamentos (espero eu!).

Esperamos encontrar um ambiente muito amigável, com muitos cromos internacionais lá a apertar e, mais importante ainda, muito portugas amigos e conhecidos para podermos criar aquele ambiente característico que volta e meia se vive em algumas falésias cá em Portugal... puro fanatismo!!!!

Venga, me voy... e hasta luego! Apiertem hasta lá muerte!!!

Marc a apertar em Rodellar!

PS: É verdade, já me ia esquecendo... além de Rodellar ainda devemos ir em algum dos dias de descanso fazer umas viazitas de largos para uma escola lá perto, que também é super guapa: Riglos!!! Apertem!

No ínicio do "El Puro" entrada directa, um símbolo da escola!

sábado, agosto 12, 2006

Dicas de Treinos de Escalada - 4ª parte

  • Controlo e Reajuste das Planificações

Como havia prometido, em forma de terminar este ciclo de Dicas para planficarem o vosso treino, vou hoje abordar a última fase do processo da Planificação.

Esta é a fase que muitas vezes faz-nos voltar à 2ª ou 3ª parte , ou seja, quando fazemos uma análise dos resultados que estamos a obter com os treinos, ou face a uma paragem forçada, ou devido a imprevistos de vária ordem, e verificamos que o que "era suposto acontecer" não está a acontecer, então temos que voltar a traçar objectivos, voltar a comprometermo-nos com o treino, voltar a adoptar diferentes métodos de treino, etc..

- Qual a melhor forma de fazer esta avaliação ou controle e reajustar as planificações?

Por experiência própria, a melhor maneira para ir comparando os treinos planificados no papel com os reais, é ao final da sessão de treino (ou ao final do dia à noite enquanto estão no Messenger!) ir à folha de Treino e se for o caso alterar o que lá está escrito para o que realmente fizeram, por exemplo: se lá estava 3 séries de 3 repetições de 6 movimentos (bloco curto) e só se fez 2 séries, então altera-se isso e eu, por exemplo, mantenho sempre 2 ficheiros: planificação de treino real e planificação de treino teórica.

Depois ao final da semana, normalmente, ou ao final de 2 semanas ou 1 mês dependendo se os resultados são os esperados ou não, se o treino tá adequado ou não, faz-se uma comparação dos dois ficheiros. Se os "buracos" nos treinos são muitos, ou seja, se falhámos muitos treinos ou exercícios, então os resultados não devem ser os esperados, e é necessário alterar os esquemas, intensidades, etc..

Da mesma forma, se por exemplo tinhamos previsto 2 mesociclos de treino de bloco porque era esse o nosso ponto fraco, mas verificamos que ao final de 1 mesociclo e meio já atingimos a forma que desejamos (ou seja, os resultados apareceram antes do previsto), podemos começar logo com um novo mesociclo de treino.

Por outro lado, e para quem treina em conjunto com outros atletas, existe um controle e reajuste que deverá ser feito em quase todos os treinos, principalmente quando o nível dos atletas é diferente. Este controle e reajuste prende-se essencialmente com a intensidade dos treinos, por exemplo: marcam-se 3 blocos de 12 movimentos a uma suposta intensidade de 90%, mas um dos atletas não consegue encadear nenhuma das repetições, conseguindo o outro encadear 2 das 3 propostas. Logo, será necessário, por exemplo, modificar algumas presas para o 1º atleta ou inclusivamente alterar completamente o bloco.

Existem muitas mais situações que implicam que se façam reajustes e às vezes alterações completas, pois nem sempre aquilo que prevemos no papel acontece na realidade. O que é importante interiorizar é que a planificação é Flexível e não Estática, pois sempre que os resultados não se parecem nada com o previsto é porque alguma coisa está errada...

Por agora termino esta série de Dicas de Treino, mas brevemente, visto que já têm aqui algumas bases, vou colocar alguns exemplos de mesociclos de Treino de Bloco, Resistência e Continuidade que tenho vindo a desenvolver comigo próprio e com alguns atletas...

Espero que tenha sido do vosso agrado!

COMENTEM!!!

domingo, agosto 06, 2006

Banda Favorita

Hoje venho apresentar uma coisa diferente....

Ainda não tinha aqui falado de música, por isso decidi compartilhar convosco uma música de uma das minhas bandas favoritas:

U2

Para quem não sabe, os U2 existem desde 1979 (têm a minha idade...!), juntaram-se na Irlanda, e desde sempre tiveram muitas letras de crítica social e política... A banda é constítuida por 4 elementos: o vocalista é o Paul Hewson (mais conhecido por Bono), o guitarrista o Dave Evans (mais conhecido por The Edge), o Larry Mullen na bateria e o Adam Clayton no baixo.
O tipo de música que tocam agrada-me bastante e tenho pena de nunca ter podido ir a um concerto deles... mas ainda há-de chegar o dia!

A música que vos deixo é das que mais gosto (até tenho um videoclip da 1ª vez que foi gravada ao vivo, em 1983 no anfiteatro de Red Rock's no Colorado USA!), e foi filmada num Live Aids já "velhinho", onde o Bono aparece muito novinho e de cabelo comprido e o The Edge ainda tem cabelo!!!

E como também hoje é domingo...

Sunday Bloody Sunday


Se também gostas de U2 e tem dvd's deles, curtia arranjar alguém que me grava-se o "Live in Boston" 2001 - Elevation Tour!

A malta que gosta (ou não!) é livre de COMENTAR!!!

quinta-feira, agosto 03, 2006

Vendo Corda

Viva a todos!

Aproveito o espaço concedido para fazer também algumas vendas:

- Vendo CORDA marca BEAL, modelo FLYER, 10,2mm diâmetro, tamanho 50 METROS cor VERDE, ano 2006 (nova, ainda embalada e tudo!), pela módica quantia inicial de 100€...

Se houver algumas licitações, no caso de haver mais do que um interessado, aceito ofertas! eheheh

Posso entregar em mão na zona de Faro e arredores (Algarve)... para o resto do país é uma questão de combinar...

Atenção que não é esta... a que tenho é verde!

Qualquer coisa, COMENTEM!!!!