segunda-feira, novembro 27, 2006

Pêndulos em Rodellar!!!

FINALMENTE!!!
.
A pedido de muitos loucos e tresloucados deste país fora, que o que mais gostam é ver as loucuras e desgraças dos outros, aqui fica um pequeno vídeo dos pêndulos alucinantes que fizemos num dia de pouca escalada este Verão que passou em Rodellar (Espanha)...
.
E lembrem-se: o melhor vem sempre no final (assim como os comentários ao longo do vídeo... lol)...
.
Curtam!
.

quarta-feira, novembro 22, 2006

Ir ou não ir...

... eis a questão!
No próximo sábado irá decorrer na cidade de Arouca, a 2ª prova do Circuito Nacional de Boulder, integrada no 2º Festival Internacional de Águas Bravas (FIAB2006). Certamente será uma prova com muita animação, pois estará rodeada de muitas outras actividades e de amantes da natureza, que porventura também serão apreciadores (ou não!) de escalada!
.
No entanto, há já algum tempo que venho a colocar a mim próprio a questão: "Vou ou não vou à prova?"
.
E porquê esta indecisão, quando tenho desde da época passada participado em todas as provas?
.
Talvez porque comecei a ficar cansado/farto de ter que fazer sempre entre 1100 a 1200 Km para cada prova (à excepção das que este ano se realizaram na zona de Lisboa, aleluia!, para as quais apenas! faço cerca de 650 Km), talvez porque ultimamente não tenho andado com muita gana para treinar mesmo a sério, talvez porque não tenho escalado quase nada na rocha (tenho equipado mais), talvez porque ando meio adoentado, talvez porque os resultados de m.... que obtive nas últimas provas me tenham deixado ainda mais lixado, talvez porque ando bastante ocupado com a minha profissão e afins e a vontade vai sendo menor, talvez.... epá já nem sei!
.
Lamento terem que tar a ler esta porcaria de lamentação (de crocodilo, dirão alguns, não é?), mas sinceramente não sei se me vão ver nesta prova... menos um para ficar à vossa frente... ;p
.
A única coisa que me poderá levar a ir participar, e que me tem levado a participar, já não será o gosto de competir e de apertar em meia dúzia de blocos, pois como um amigo me dizia num destes fins-de-semana em Sagres, e se calhar com muita razão: "Vocês são mas é malucos! Fazem 1200 Km pra ir escalar meia dúzia de blocos, ou 1 a 2 vias, quando podiam curtir muito mais num fim-de-semana a escalar na rocha, e se calhar bem mais perto!", mas sim o facto de nas competições consegue-se estar com muita malta amiga e conhecida da escalada, coisa que muitas vezes só volta a acontecer quando há um encontro ou uma jantarada (o que tb é pena).
.
Por isso... ainda não sei!

terça-feira, novembro 21, 2006

Mais uma época que acabou

É verdade! E assim chegou ao final mais uma época no Hattrick (campeonato de futebol virtual)! Lamentavelmente, ainda não foi desta que consegui ganhar a minha série/liga (VIII), ficando novamente classificado em 2º lugar! Como só a 1ª equipa é que é promovida, vou ter que tentar na próxima época... Não tem sido fácil ganhar às equipas que são despromovidas da série acima, pois trazem jogadores muito bons, que poucas hipóteses dão... mesmo tentando utilizar tácticas inovadoras, o mais importante é conseguir arranjar €€ pra comprar melhores jogadores... Vamos ver o que acontece nesta próxima época.
.
Pra quem ainda não conheçe, o Hattrick é um jogo de Futebol Virtual, onde controlamos uma equipa em todos os aspectos: jogadores, tácticas, treinos, estádio, etc..
.
Experimentem!

quinta-feira, novembro 16, 2006

Croqui da Zona de Boulder do Zavial

A pedido de muitos fanáticos(!), eu e o Diogo elaborámos um pequeno croqui da zona de boulder do Zavial, perto de Sagres, na qual já tinhamos andado há uns anos atrás, e agora que estamos um bocadinho mais fortes(!) voltámos para abrir uma linhazitas mais duras (que infelizmente ficaram de projecto, o que revela que afinal não estamos tão fortes como isso...).
.
Para chegar há zona do Zavial, para quem vem pela nacional 125 sentido Lagos-Sagres, ao chegar à vila da Raposeira, virar nos semáforos à esquerda, seguir pela estrada até a um entrocamento onde tem um placa a indicar Zavial para a direita. NÂO seguir para a direita, mas sim pela estrada da esquerda (que mais à frente tem um piso um pouco mau). Ao chegarem à praia, estacionar a viatura e começar a caminhar pela praia para o lado esquerdo (com o mar em frente). Subir a colina evidente e lá em cima o sector principal é do lado direito (do lado do mar).
.
Depois é só apertar!
.

1-Vai lá tu 6a+
2-Tudo visto V
3-Tudo feito IV+
4-Demolição V
5-Escovas velhas 6b+

6-Olhacio 6a+
7-Rabo ao léu 6c+
8-Enterrado no rabo (Proj.)
9-Duplo crash (Proj.)
10-Bloco a meias (Proj.)

11-Animal vertical (Proj.)
12-Bate chapas IV
13- Revelação IV

terça-feira, novembro 14, 2006

Equipar...

Mais um fim-de-semana que passou, e mais um fim-de-semana que pouco escalei...
.
No sábado fui fazer uma visitinha a uma escola de escalada que me viu nascer e crescer como escalador: Rocha da Pena!
.
Iniciei as minhas lides da escalada nesta aconchegante escola plantada na Serra Algarvia, bem junto a Salir, já lá vão mais ou menos uns... 8 anitos (sem contar que a 1ª vez que lá escalei foi no 10º ano de escolaridade, e assim já lá vão uns 11 anos...)!
.
Comecei como a maioria dos escaladores começam, pelos Vºs, 6a's, 6a+, e por aí fora, umas vezes mais depressa outras mais devagar, até chegar à barreira psicológica do 7a!
.
Não sei porquê que na escalada existem determinados graus que nos provocam barreiras psicológicas... muitas vezes já possuímos capacidades mais que suficientes para encadear graus mais duros, mas aqueles númerozitos e letrinhas e sinais são incomodativos à brava!!!
.
Mas enfim...
.
Acabei por passar essa barreira fora do país, numa das minhas 1ªs incursões a Espanha, nomeadamente na muito agradável escola e zona de escalada perto de Tarifa, no Sul de Espanha, San Bartolo, tendo sido a via a "Fue como un sueño" 7a (nome bem apropriado para o 1º 7a, não acham?).
.
Depois disso, só voltei a ter a barreira psicológica com o grau de 7b... e depois com o de 7b+.... e depois com o de 7c.... e agora com o de 7c+.... paciência!
.
Isto tudo para apenas chegar ao que me levou a escrever este post sobre o fim-de-semana... lol
.
No sábado, como comecei por dizer, fui com o Marc até à Rocha da Pena, onde já não ia nem sei desde quando. Fomos fazer um pouco de afitriões, pois estavam cá um grupo, e que grande grupo!, de cerca de 40 escaladores pertecentes ao CAAL de Lisboa. Este clube é um espectáculo no que toca a mobilizar sócios a participar nas saídas de escalada que organiza! Tudo malta bem disposta, a disfrutar imenso das vias e do belo sol algarvio que se fazia sentir. Voltem sempre que queiram!
.
Acabámos por não escalar muito, não só porque os sectores estavam quase todos ocupados, mas porque mais uma vez estive armado em pedreiro... ou seja, andei a dar toques e retoques onde era necessário, reequipar uns parabolts, pôr uns novos, fazer uns furos, limpar umas presas, magnesiar outras, entre outras coisas...
.
Nos últimos tempos tem sido uma das coisas que mais prazer me dá fazer em prol da modalidade, equipar! Quer seja vias mais duras, quer sejam mais fáceis, a arte inerente ao equipamento de uma nova linha é espectacularmente gratificante... nem sempre elas nascem como nós queremos, umas dão mais trabalho do que outras, mas isso também e como tudo, nem sempre as coisas são fáceis e dadas... muitas vezes há que suar e pensar e repensar se aquela protecção fica melhor ali ou acolá, se aquela presa duvidosa deverá levar uma martelada ou não... e por aí fora.
.
Já não é a 1ª vez que equipo na Rocha da Pena e nem será a última! Já equipei de tudo, desde vias mais fáceis a vias médias, passando pelas duras e pelos projectos! Quando cá vierem têm que experimentar pelo menos algumas delas: Marafada 6c+, Toca do Zangão 7a, Mundos Paralelos 7b e Velhos Fantasmas 7b+.
.
Desta vez saiu uma bem fácil e engraçada, com um passito duro típico desta Escola, tendo sido baptizada com o bonito nome de "Bateria Voadora", de grau 6b, no sector Escadas do Inferno. Esta linha era mais uma daquelas que já tava vista há muito tempo, todos já tinham olhado para ela e dito "aqui dá linha!", inclusivamente já aparecia nos croquis com o nome de projecto Trinca Dedos (NM), mas equipá-la? Pendurar-se a fazer furos? Pois é... dá um bocadinho de mais trabalho do que pegar na caneta e apontar num croqui...

A equipar na Rocha da Pena

terça-feira, novembro 07, 2006

Campeonato Nacional de Boulder

Decorreu no passado domingo 5 de Novembro o Campeonato Nacional de Boulder, na cidade de Espinho.
.
Esta foi a 8º edição organizada pelo Núcleo de Montanha de Espinho, e mais uma vez não nos desiludiu... Tendo vindo a ganhar cada vez melhor "nome", estiveram presentes 77 atletas, tendo sido uma prova pautada por um sistema competitivo ao gosto da maioria presente, onde nos vemos envolvidos num ambiente de puro fanatismo "social" nas eliminatórias (que são realizadas a flash), muito semelhante ao que se vive nas rock trips de boulder no meio natural, ouvindo-se inúmeros "vengas vengas", "vai lá que dá! (ou não!)", "só mais um bocadinho!", "aperta!", entre outros...
.
Em termos organizativos, não tenho nada de negativo a salientar, pois os elementos do staff foram como sempre 5 *****! O único apontamento que tenho a fazer é em relação ao alojamento, que já era hora de conseguirem um acordo qualquer nem que fosse com uma escola da cidade para orientarem um sítio onde descansar o cadáver na noite anterior à competição, depois de termos viajado até lá (no nosso caso cerca de 600 Km!).
.
Para esta edição a dupla de equipadores Filipe Costa e Silva e Sílvio Morgado reservou-nos muitas surpresas... quer boas quer menos boas:
  • Em termos positivos, há a salientar que este ano haviam mais problemas bastante acessíveis, que fizeram as delícias dos competidores que se iniciavam nas competições ou que ainda se andam a ambientar, adquirindo um valor motivacional muito elevado; em termos dos restantes blocos, penso que cumpriram o seu objectivo, diferenciando que apertou de quem não apertou, assim como, as finais dos júniores estiveram au point;
  • Em termos negativos, e durante a competição foi logo observado com os próprios equipadores, penso que os boulders das finais estiveram bastante duros tanto para as séniores femininos como para os masculinos, assim como acho que algumas presas bónus, devido à dificuldade global dos movimentos, deviam estar marcadas mais cedo.

Em termos de resultados, ouve algumas supresas, nomeadamente o excelente 3º lugar conseguido pelo Cardinal, que normalmente só participa nesta prova, sendo um estreante nos pódios, o completo domínio dos putos de cascais nos júniores, com uma merecida vitória do Luís Bib's que esteve inumano, e uma igualmente merecida vitória da Isabel Boavida, após uma renhida competição com a Kimie e a Marisa! Os resultados completos no site da FPME.

Relativamente a fotos da competição, que é o que a maioria vem aqui ver, não tenho nenhumas, pois a minha máquina nem saiu da mochila... No entanto, como não quero que fiquem de mãos a abanar podem sempre consultar as páginas dos paparazzi Delfim e Xina, assim como em todos os outros blogs dos fanáticos que falei anteriormente...

quarta-feira, novembro 01, 2006

Sem palavras...

A Expedição Portuguesa no Tibete
.
Mais uma grande pessoa que a montanha levou...
:(
.


Faleceu Bruno Carvalho durante a descida da ascensão concretizada do pico Shisha Pangma, um dos 14 picos com mais de 8000, situado no Tibete.


Já estão a decorrer as tentativas de resgate do corpo do alpinista, levadas a cabo por 2 equipas chinesas.


Esperamos que o consigam o mais rapidamente possível, para ele poder ser trazido para Portugal e ter o merecido funeral e homenagem...


Fica em paz.