terça-feira, outubro 31, 2006

Fim-de-Semana no Zavial e Sagres






segunda-feira, outubro 30, 2006

Fim-de-semana no Zavial e Sagres








quinta-feira, outubro 26, 2006

Novidades no blog!

Como já devem ter reparado (pelo menos os mais assíduos deste espaço!), o blog sofreu alguns updates e upgrades...
.
Com o intuito de torná-lo um pouco diferente de outros do mesmo género, andei a nevegar um pouco por alguns blogs aleatoriamente (deviam experimentar, é engraçado! basta irem clicando no next blog...), vendo algumas coisas que me pareceram bastante úteis e outras simplesmente engraçadas (encontrei um blog japonês que estava demais... não se percebia nada, mas as ferramentas que tinha de lado eram impecáveis...).
.
Por isso, além de ter mudado o sítio de algumas coisas, são novidades:
  • Relógio digital com um ponteiro analógico, onde também marca a data e as fases da Lua;
  • Mini-Fórum, onde qualquer pessoa pode pôr um post, um comentário, tirar dúvidas sobre Teoria do Treino, o que quiser... (bastante útil para quando se quer dizer qualquer coisa ao blogger, mas que não está relacionado com nenhum post em concreto!);
  • 2 caixas de Meteorologia, do sítio onde me encontro este ano a morar, a minha cidade natal, Faro, e do spot do momento no Algarve, Sagres. Dá informação da temperatura, condições atmosféricas, humidade e vento;
  • Também inseri uma caixa calendário, onde vou procurando actualizar aniversários de malta amiga e escaladora, fins-de-semana de escalada previamente combinados, competições, e outras datas importantes (se quiserem que lá ponha o vosso aniversário, se ainda não estiver!, basta deixarem o nome e a data na caixa do mini-fórum... ;))

Agora só falta é postar mais cenas e ver se consigo chegar às 10000 visitas...

quarta-feira, outubro 18, 2006

Para os mais demorados.... :)

Inventam com cada coisa...


Para todos aqueles que gostam de disfrutar do belo momento de descontracção....

Agora já têm uma boa justificação para quando alguém bater à porta: "Está oCUpado! Isto está difícil!!! Ainda me falta saber onde pôr o 3 e o 7... e o 2 está mal!"

segunda-feira, outubro 16, 2006

"Nova" Zona de Bloco

Este fim-de-semana foi um pouco diferente dos outros...
.
Não fui escalar!!!
.
Fui blocar.... :)
.
Também foi diferente porque fui com uma pessoa com quem já não apertava à muito: o Diogo!

Diogo na zona de boulder do Zavial
.
Tal como no passado fim-de-semana, só no domingo é que me pude dedicar a estas cenas da escalagem e de subir rochas...
.
A convite do Diogo, fomos (re)abrir uma zona de bloco perto de Sagres, na zona da Praia do Zavial. É uma zona que anteriormente já tinha sido inspeccionada por outros escaladores marafados, e certamente por outros que eventualmente ali passaram (curioso foi ver um bife a chegar com um crash às costas, quando nós estávamos a ir embora a meio da tarde, mas como estávamos num caminho nas dunas e ele ia na praia, não deu para perguntar se apertava ou não...).

Diogo a limpar uns projectos debaixo do tecto...

Como é evidente, nestas zonas onde não se sabe quem já fez o quê, não existem blocos com marcações, magnésio só mesmo umas réstias (e desconfiamos que devia ser daquele bife...), o que achámos mais lógico seria começar a apertar e mais nada... lol

Diogo no Olhassio 6a
.
Começámos por abrir os mais fáceis (e esses de certeza que já estariam abertos!), na onda do IV+ até 6a+, para depois de quentes, começarmos a apertar nuns um pouco mais duritos: 6b, 6b+, 6c+, 7a+/b(?) e mais 2 projectos sem sequer previsão de grau (a maioria dos passos ficou feito, mas ligá-los era do camandro!!!).

Vai lá tu! 6a
.
No total, marcámos 14 blocos, elaborámos um croqui com nomes e graus (que brevemente vou pôr aqui no blog) e ficámos com muita gana de lá voltar pra abrir mais umas linhas duras, que estivémos apenas a tentar nos pendurar, e, é claro, encadear os projectos!
.
Desde já, deixo aqui o convite a quem quiser vir cá dar uma saltada ao Algarve podemos ir disfrutar de uma sessão bloqueira de manhã no Zavial (melhor altura pra blocar, com melhor grip) e depois à tarde ir escalar para Sagres. Que acham?

Vai lá tu! 6a (acham que tem arejo a saída?!?)
.
Para terminar a tarde, ainda dei um saltinho até à Armação Nova em Sagres e equipei mais uma linha fácil no sector. Deu mais trabalho do que estava à espera, pois havia quase mais areia do que rocha... (eheheh) A via chamou-se Na Terra da Areia, e o grau é de 6a+/b.

terça-feira, outubro 10, 2006

Mais um restaurante em Sagres

Mais um fim-de-semana em Sagres....
.
Desta vez apenas fomos no Sábado à hora do jantar, a tempo de ir fazer companhia ao mestre Nuno Pinheiro, que tinha passado o dia a equipar umas vias num novo sector!
.
Para variar um pouco das pizzarias, resolvemos ir experimentar um restaurante que fica perto da junta de freguesia, assim numa rua de terra batida meio escondida, mas com muito bom ambiente...
.

Era suposto ser de origem Indonésia, mas de indonésio apenas tinha a decoração e o nome... eheheh
.
Contudo, e apesar do menu apenas ter 2 pratos à escolha semanalmente(!), um de carne e outro de peixe, foi um daqueles jantares de "encher a blusa"...

.
Seguimos o conselho do empregado, e optámos pelo menu que incluí 5 entradas(!), couvert e prato principal, pela módica quantia de 15€... Só vos posso dizer é que depois das entradas, já estava pronto para pedir a conta... e que entradas: espetadas de tomate cherry com... (já não me lembro!), queijo de cabra panado com doce de morango, paté de pato com cebola embebida em vinho do porto, saladinha de delícias do mar com maça e alface e, para acabar, creme de ervilhas com bacon frito e natas!

.
Para prato principal, o Marc e o Nuno comeram lombo recheado com farinheira alentejana e mais não sei o quê(!), e eu optei pela feijoada de chocos com gambas... Divinal!

Para terminarmos em grande, comemos como sobremesa uma bela fatia de bolo de chocolate, com o interior crú!
.
Aconselho vivamente a quem for a Sagres alguns dias, e estiver farto de ir comer umas pizzas ou massas ao "Bossa Nova", e como forma de comemorar no dia de encadeamento, a dar um pulinho a este excelente restaurante...
.
No Domingo, foi dia de irmos provar uma das vias que o Nuno equipou num novo sector em Sagres (que já conta com 5 vias), e de equipar a respectiva travessia (e que travessia! lol) para aceder por baixo a este novo conjunto de vias, todas elas de grau durito (mínimo 7b+). Após isso, o Nuno equipou a 5 linha do sector e eu fui equipar mais uma linha no Sector da Armação Nova (de nome KÁ MEÁ ÁMEÁ), onde estava o Marc a acabar de perder a virgindade... no que toca a equipar vias... (eheheh!), tendo equipado uma linha à esquerda da Túbaros de Ícaro, a qual foi baptizada com o nome de Putos Novos! lol

.
Apareçam por cá e venham provar estas linhas de excelente qualidade!

quarta-feira, outubro 04, 2006

Prometido é devido... ;p

A pedido de muitas e respeitadas famílias portuguesas, africanas, brasileiras, ucranianas, entre outras, e com a garantia de aumento exponencial do tráfego diário nesta singela página de exposição pessoal, é desta!!!
.
Após algumas conversações com os entendidos e interessados na matéria de páginas e blog's pessoais, e feita uma pesquisa ultra-científica baseada no desejo e natureza primária do ser humano, aqui ficam algumas imagens chocantes e de incrível beleza artística.
.
.
.
.
.
.
.
É evidente que estas fotografias não são da minha autoria, pois se cá no nosso País já há poucas raparigas a escalar vestidas, quanto mais despidas... A ideia teve início no ano de 2000, sendo o seu pai o fotógrafo Dean Fidelman, que todos os anos edita um calendário intitulado "Stone Nudes", uma original ideia de pôr raparigas a escalar como vieram ao mundo, talvez um pouco inspirado nos não menos famosos calendários da Pirelli...
.
Talvez brevemente se consiga arranjar algumas fotos artísticas nacionais.... eheheh

terça-feira, outubro 03, 2006

Dicas de Treino - Sites

Como prometido é devido, não vou deixar de dar algumas dicas de treinos de escalada.

Então, como a internet é uma ferramenta bastante poderosa, vou aqui deixar a morada de alguns sites e/ou artigos que já li, uns melhores que outros, e onde se pode aprender alguma coisinha:

E quando os treinos forem muitos, e começarem a aparecer algumas lesões, sempre podem consultar estes:

Treinem muito!!!

segunda-feira, outubro 02, 2006

Circuito de Boulder - 1ª prova

No passado fim-de-semana decorreu na espectacular Baía de Cascais a 1ª Prova do Circuito Nacional de Boulder. Com uma afluência de atletas muito boa, quer nos escalões mais velhos como mesmo nos escalões mais jovens, o nível esteve bastante em alta!

Estando inicialmente agendada para ser realizada apenas no dia de sábado, havendo no domingo um concurso de lançamentos, devido à presença da chuva na manhã do 1º dia, a prova foi adiada até ao início da tarde (eliminatórias), com o consequente adiamento das finais para o domingo, não se realizando o dito concurso! :(

1º Problema
.
Penso que foi a decisão mais acertada, pois com o formato de competição apresentado, e com os inerentes atrasos característicos destas competições, seria bastante difícil conseguir realizar a prova num só dia! Mesmo assim, alguns dos atletas séniores masculinos (eu inclusivamente!), realizaram as eliminatórias já sobre as luzes de holofote, e uma forte humidade, fazendo com que nem todos pudessem disfrutar mais dos problemas propostos!

2º Problema
.
Os blocos elaborados pelo Fred Silva e Mário Alburquerque estiveram mais uma vez com uma qualidade de Copa do Mundo (dificuldade inclusivé em alguns! lol), mostrando que o nível dos atletas está a subir e é necessário treinar e apertar bastante para conseguir um lugar nas finais!

3º Problema
.
Relativamente aos resultados, podem consultar no site da FPME. Contudo, relativamente à minha classificação posso avançar que fiquei no singelo 14º lugar (em 28 atletas), muito devido à minha vontade de apertar ter desaparecido por volta das 18h (quando me levantei pra ir fazer a inscrição às 8:30h), e também um pouco pelo facto de às 21h30 (hora em que competi), 3h30 de isolamento depois, as presas já acusarem um pouco de sebosidade, mas nada que a vontade de apertar um pouco mais não tivesse resolvido...

4º problema
.
Ainda a lamentar o facto de a festa agendada para sábado à noite não ter contado com a presença da maioria dos escaladores, pois devido à alteração dos horários alguns forma mais cedo para a caminha! Contudo, ainda se jogaram umas boas partidas de bilhar e curtimos algumas partes do filme da última prova do Circuito de Boulder do ano passado.

5º problema
.
Esperamos que na próxima prova, que se irá realizar no dia 5 de Novembro em Espinho, estejam os mesmos ou mais atletas presentes, pois cada vez mais é necessário mostrar que somos muitos e que estamos todos juntos para apoiar a Federação que nos apoia!