sexta-feira, junho 30, 2006

Carl Lewis Boulder

No outro dia fui blocar pela 1ª vez para a zona da Peninha em Sintra.
Os blocos são de uma qualidade notável, tanto os fáceis como os mais duros! Neste dia também pude assistir ao encadeamento do "Gripless" 7c+ pelo "Tigre" Leo.
Mas como gosto é de fazer coisas fáceis, deixo aqui um videozito de uma brincadeira...

COMENTEM!

quarta-feira, junho 28, 2006

É só rir...

Ao surfar pelo mundo da internet, fui encontrar alguns videos super-engraçados... daqueles que nos deixam logo melhor dispostos! São aqueles típicos videos onde estão registadas as desgraças dos outros... que fazem a nossa graça!!!

Aproveitem!!! Dêem uma olhada... e se souberem de outros links para videos também engraçados e bacanos, podem sempre deixar nos comentários, que eu vou adicionando.

Apanhado japonês... tá demais!!!

Para"quedas"... ;)

Darth Vader Versus Polícia Japonesa

Ninja afro a (tentar) fazer backflip ...

Mortal combat...


Espero que o vosso dia fique mais alegre...

quarta-feira, junho 21, 2006

Parabéns!!!

PARABÉNS!!!

Passados 8 meses de ter encadeado a via mais dura em solo nacional, Acção Cornélia 8b+, José Abreu, na passada 3ª feira 20 de Junho, voltou a subir o patamar do nível máximo alguma vez conseguido por um escalador nacional, ao encadear, na Escola de Escalada das Buracas do Casmilo, a via Acção-Reacção, proposta de 8c!!!

José Abreu nos passos iniciais da Acção-Reacção 8c

Também estão de parabéns mais dois nomes da escalada nacional:

- Isabel Boavida, que também na passada 3ª feira, encadeou mais um 7c+, desta feita a via Pararazzi na escola de escalada da Fenda, mostrando assim que no nosso país também temos valores femininos a apertar forte...

- Ricardo Neves, que se encontra num excelente momento de forma, no passado fim-de-semana voltou ao "Grupo dos 8ºs", ao encadear (em apenas 6 ensaios!), nas Buracas do Casmilo, a via 3 Mentirosos (8a). Além desta, ainda encadeou a via Bute p' Circo 7c+ e a Hermanias 7c (em 3 ensaios)...

A malta anda a apertar forte, não acham???

Pode ser que esta maré "apanhe" mais uns quantos... ;)

terça-feira, junho 20, 2006

Escalada na Fenda - Portugal


Este video já tem algum tempo, mas marcou-me bastante esta via, pois foi o meu 1º 7b+ e foi o início de uma série de encadeamentos de vias mais duras, principalmente neste sítio magnífico: a Fenda, no portinho da Arrábida!!!

Espero que curtam a montagem e a escalada!!!

COMENTEM!!!

quinta-feira, junho 15, 2006

Para os colegas...

Para todos os colegas de profissão (e para todos aqueles que queiram saber como é fixe ser professor no nosso País...), aqui ficam alguns links que vale a pena dar uma olhada:

http://ocantinhodaeducacao.blogspot.com/

http://contratado.blogspot.com/

http://criticacontratada.blogspot.com/

http://aprofessorinha.blogspot.com/

http://ocartel.blogspot.com/

http://eduques.blogspot.com/

Em qualquer um deles encontram muitos mais links para outros blogues e páginas sobre os mais variados temas de Educação, uns mais críticos outros mais educativos...

Vale a pena perder algum tempo a ler algumas notícias, ficando a par do que nos espera...

quarta-feira, junho 14, 2006

PsicoBloc...



Prometido é devido...
É só para abrir o apetite aos que estiveram (para lá voltarem!) e aos que não estiveram (para se motivarem a ir...)!
Apertem!!!

terça-feira, junho 13, 2006

Rescaldo do Encontro de Escaladores em Sagres

Pois é... o Encontro de Escaladores de Sagres já foi.... é pena... foi tão louco que bem que podia ter durado uma semana!!!!

Foi mais ou menos assim:

- Escalada Desportiva (no Sector da Armação Nova no Sábado de manhã estavam cerca de 10 cordadas ao mesmo tempo... mais de 35 pessoas por lá...)

- Escalada Desportiva de Falésia e Clássica (no Sector da Baleeira no Sábado de manhã estavam cerca de 5 cordadas ao mesmo tempo... mais de 15 pessoas por lá...)

- PsicoBloc (a coqueluche do Encontro.... no Sábado à tarde estiveram mais de 35 pessoas.... a assistir! e cerca de 15 a psicoblocar... e algumas a baldar!!!)

- Bloco (no sábado à tarde depois do psico, a malta foi blocar para a Praia do Beliche... muita inspiração e muitos blocos bons e duros encadeados e abertos, para encadear mais tarde...)

- Futebol (enquanto alguns foram tomar duche, houve um disputadíssimo 7x7 na praia do Beliche, pois como as forças nos braços pra blocar já não eram muitas, teve-se que passar para o esgotamento da força das pernas... excepto o árbitro [o Delfin!] que passou o jogo quase todo a dormir na toalha!!!)

- Jantar de Convívio no Bossa Nova (com 57 pessoas presentes, o jantar foi bastante tardio, mas bem servido!)

- Entrega de Prémios (graças aos patrocínios e apoios, foi possível entregar alguns prémios, atribuídos ao melhor Escalador do Dia [Nuno Pinheiro], aos mais frouxos [China e Diogo], ao maior balde no PsicoBloc [Paulo?] e ao melhor encadeamento no PsicoBloc [Cuca])

- Festa no Dromedário, Bubbles e Topas (depois da janta, foi a bombar pela noite dentro pelos bares da vila, com direito a projecção de videos de escalada nacionais e internacionais, e final de noite na disco Topas [só para alguns!])

- Algum Descanso...

- Escalada Deportiva de Parede (apesar de na noite anterior ter havido imensas promessas e mesmo apostas, de quem ia pôr expressos em que vias da parede grande de Armação Nova, poucas foram as cordadas que compareceram ao desafio [apenas 2!], e mais algumas que ficaram pelo sector do vale...)

- Praia e algum bloco (a maioria da malta, cerca de 40 participantes, optaram por ir para a Praia do Beliche blocar e apanhar sol... é a influência de estarem no Algarve... [frouxos!])

- Apoio à Selecção Nacional (os que ainda ficaram por Sagres até à hora do jantar, apoiaram a nossa Selecção no bar Dromedário... [vá lá... conseguimos ganhar à Angola!!!])

E assim foi... mais coisa, menos coisa...


Esperamos que para o ano estejamos todos (e muitos mais!) por lá novamente, e que a AMEA organize mais um belo convívio destes, no minímo com o mesmo nível que este teve.... os meus parabêns!


PS: As fotos estão complicadas de pôr... ultimamente a malta dos blogs tem-se queixado bastante... Quando conseguir logo ponho! ;)

PS2: É verdade... está pra breve a saída de um pequeno videozito do PsicoBloc... só pra fazer inveja a quem não esteve por lá...


Fiquem Atentos!!!


COMENTEM!!!

Professores?? Coitados...


.
Este post vem como forma de desabafo e demonstração do meu profundo desagrado com tudo o que tem envolvido a Carreira Docente nos últimos tempos...
.
Como é do conhecimento da maioria das pessoas que vê diariamente um pouco de TV, ou lê um qualquer jornal ou mesmo revista Cor-de-Rosa, a Classe Docente do nosso país é constantemente "atacada" em diversos sentidos... Quer seja pelo espectacular Ministério que possuímos (que é super-esperto e não necessita de ouvir a opinião daqueles que representam a Classe, os sindicatos, nem de ninguém...), quer seja pelo comum cidadão (que diz que os professores são os maiores "calões" que existem... mas são eles que educam os filhos de todos nós...), passando pelos media que adoram fazer histórias da "carochinha" acerca de tudo o que se passa no meio (ridicularizando na maior parte das vezes os professores!), acabando nos próprios Alunos e mesmo Encarregados de Educação que resolvem fazer justiça pelas próprias mãos... (e no próximo ano lectivo estes vão ser os avaliadores das competências dos docentes...)!
.
Sinceramente... não sei onde isto vai parar... já não para falar dos milhares de professores que anualmente ficam no desemprego, sem colocação se calhar para o resto das suas vidas (podemos vê-los aos montes em uma qualquer caixa do Modelo, ou numa Zara...), tendo perdido 4 ou 5 anos das suas vidas a estudar para nada... :(
.
Gostava de partilhar convosco alguns excertos de um outro desabafo, um pouco mais construtivo e talvez positivo que o meu, que eu tive a oportunidade de ler no outro dia no Jornal de Notícias do Barreiro (edição nº256, de 7 de Junho de 2006, pág. 6). Sei que é bastante extenso, mas vale a pena ler...
.
É da autoria de um Professor, de seu nome Paulo Marques, sendo o título do artigo:
.
"O segredo do sucesso: a lei da atracção"
.
_Atraímos por ressonância tudo o que estiver na mesma frequência ou comprimento de onda. Vibrações altas atraem circustâncias, pessoas e acontecimentos de alta vibração. Vibrações baixas atraem circunstâncias, pessoas e acontecimentos de baixa vibração.
_Lynn Grabhorn em "Desculpe, mas... a sua vida está à espera", dá-nos o segredo capaz de nos transformar "em criadores intencionais em vez de criadores acidentais". Diz a autora, que baseados na "crença pessimista de que provavelmente não vamos conseguir o que queremos", porque nos fizeram "acreditar que a maioria dos nossos Quereres não só são coisas inadmissíveis, egoístas e interesseiras, como são absurdamente impossíveis", e inquietados pelo medo, pela culpa, pela censura ou pela dúvida, somos levados a pensar naquilo que não temos, que nos falta e pelo qual ansiamos, e por isso a sentir angústia, receio, agonia, ansiedade e a magnetizar negação, carência, dificuldades, problemas, sob a forma de acontecimentos de baixa frequência.
_Se nos mantivermos concentrados com paixão e entusiasmo na coisa em si e não na sua ausência, sendo levados a imaginar e a "sentir a partir do lugar desse Querer", começamos a vibrar, e ao vibrar a atrair e a materializar o nosso desejo.(...)
_Quantas vezes não sabotamos incoscientemente o nosso próprio sucesso por não nos acharmos verdadeiramente merecedores dele, por não estarmos dispostos a envidar todos os esforços necessários, ou por recearmos as transformações que ele traria para a nossa vida?
_Não somos vítimas do acaso como muitos inocentemente acreditam, mas promotores da energia necessária à realização de todas as iniciativas em que nos envolvemos.
_E porque existimos independentemente dos outros mas coexistimos interdependentemente dos outros, não é alheio para o nosso crescimento o facto do local de trabalho ser um espaço privilegiado para fazer, manter e aprofundar relações afectivas, onde nos podemos enfrentar a nós próprios, trancendendo-nos, superando os limites e crescendo no colectivo.
_Acontece que num tempo vincadamente materialista impera no mundo do trabalho um espírito de hostilidade e competição, acentuado com o espectro do desemprego e da instabilidade profissional, em que os indivíduos se afrontam e atropelam constantemente uns aos outros, pensando assim tornar mais célere o caminho até ao sucesso. E o sucesso é um objectivo muito nobre, desde que não obtido a qualquer preço...
_Os colegas posicionam-se frequentemente na postura do "cada um por si, salve-se quem puder", imperando a "esperteza" e o "desenrasque", negligenciam o sentido de camaradagem, alimentam a mentira, a maldade, a exposição da vida e dos sentimentos privados dos outros.
_Os media promovem e tornam públicos, não aqueles que com o seu trabalho dão importantes contributos ao Mundo e que se distinguem inovadora e criativamente em determinadas áreas, mas os que nada fizeram de relevante. Alimentando o populismo mediático, criando equívocos, substituindo o essencial pelo acessório, promovendo a mediocridade do vedetismo temporário, incorrem no perigo de modelar as novas gerações.(...)
_Tornámo-nos escravos das nossas necessidades e prazeres e transformámos o trabalho, acto criativo de amor, numa obrigação rotineira e constrangedora que cumprimos penosamente todos os dias e que nos cansa e desgasta, sendo geradora de mal-estar e stresse.
_É urgente uma ética para o trabalho que nos traga um bem-estar profissional a nível físico e psíquico mas também a nível espiritual, num alinhamento entre a nossa personalidade e a nossa alma, pois jamais poderemos separar o que fazemos daquilo em que acreditamos. Que as múltiplas solidões dêem lugar a uma solidariedade em uníssono que nos permita aprender a comunicar e interagir em trabalho de equipa, esforçando-nos por causas comuns.
.
--"--"--"--"--"--"--"--"--"--"--"--"--"--"--"--"--"--"--"--"--"--"--"
.
Não sei se leram tudo, mas eu senti-me bastante... "enquadrado" com muitas das passagens da opinião deste colega... Lamentavelmente, a nossa Carreira parece destinada a continuar a sofrer com todo o "esquema" que diariamente é montado no sentido de desacreditar, desmotivar e desmoralizar todo o corpo docente nacional... É pena, pois assim irá ser muito difícil ajudar Portugal a deixar de ocupar os lugares cimeiros dos países mais analfabetos, incultos entre outras coisas...
.
COMENTEM... E DIGAM DA VOSSA JUSTIÇA...

domingo, junho 04, 2006

1º Prova do Circuito Nacional de Boulder - Caxias

E assim foi... no passado Sábado 3 de Junho, decorreu no forte de Caxias a 1º prova do Circuito Nacional de Boulder!

O sítio onde a prova decorria era espectacular, junto da praia, inserido dentro do ambiente do Forte, num espaço aberto, ao ar livre, à vista de todos os que passavam (não dentro de um qualquer pavilhão), com bastante animação, um espaço para o público muito agradável, entre outras coisas...



Vista da Zona do Público

Apesar de a prova ter durado, entre entrar para a zona de isolamento e a entrega de prémios das finais, 15 horas(!!!), o convívio entre os participantes foi muito bom, os blocos abertos pelo Fred e pelo Mário Alburquerque estavam bastante... criativos, no entanto, a prova não me correu nada bem... :( Até me sentia bastante motivado, com muita gana para encadear os blocos das semi-finais, mas acabou por não ser como esperava... Apenas encadeei 2 blocos e bonifiquei em outros 2... Acabando por ficar em 14º lugar...


Zona de Isolamento no Forte, com vista para a Praia...


Ambiente na Zona de Aquecimento

Apesar de tudo, disfrutei imenso nos blocos, apertei à muerte, e agradeço muito o apoio que ouvia enquanto estava a tentar encadear os blocos... É sempre bom quando estamos prestes a desistir, porque as nossas forças já não permitem mais, ouvir vozes (ou gritos!) de apoio vindas do público... acho que por vezes nos dá um bocadinho mais de força e concentração que podem fazer a diferença entre apertar um bocadinho mais ou não...

1º problema - bonifiquei, mas não encadeei... :(

4º problema - bonifiquei e quase...quase.... que encadeava... (que frouxidão!)

5º problema - acham que estou a fazer força??

Não tenho fotos nem do 2º problema (que encadeei ao 2º ensaio) nem do 3º (que encadeei à vista), porque quem estava a tirar as fotos (Marc "Puto") tava super-entusiasmado a gritar "Venga! Venga!" - Obrigadão Puto!!!

Mas para compensar, a Bolinha fez um video super-guapo do 3º bloco... logo mostro!

Falando da Bolinha, foi ela a Vencedora da Categoria Sénior Feminino, tendo a Marisa ficado em 2º lugar, a Kimie em 3º lugar e a Sandra Martins em 4º lugar. Parabéns a todas!

Isabel Boavida a apertar...

Marisa a apertar (é só paparazzi's!!!)

Kimie Kon a apertar... (i-nu-ma-na no 1º problema...)

No que diz respeito aos rapazolas, na categoria de Sub-18 os "putos" do Algarve rularam....

Micael "Brasuca" Teixeira ficou em 1º lugar e Craig Fantasia em 3º...

Micael a sair-se muito bem neste problema... Aperta forte!

Craig Fantasia a apertar no problema nº1!

Na categoria dos Sub-20 quem apertou mais foi o Marc "Puto" Xavier, que cada vez está mais i-nu-ma-no, tendo o Mário Pequeno ficado em 2º lugar e o Luís "Bib's" em 3º. Infelizmente, o "Sexy" Martim não consegui dar o seu melhor, pois no 2º problema agravou a sua lesão no pulso, tendo que desistir da prova... foi mesmo pena, porque com ele o espectáculo teria sido muito melhor! Recupera rápido, ok?

Marc "Puto" Xavier e "Sexy" Martim no isolamento...

Bib's a apertar...

Na categoria Sénior Masculinos, a vitória coube ao Filipe Costa e Silva (que mostrou como apertar aos 30 e muitos anos!), o 2º ao Cuca e o 3º lugar ao Zé Abreu. Infelizmente, o "Tigre" Leo não estava nos seus dias, não tendo conseguido apertar como nós estamos habituados a ver... Espero ver mais "power on" na próxima prova "Tigrão"!!!

Outros dois elementos que ficaram de fora das finais, e que costumam ser assíduos, foram os Ricardos: o Neves e o Belchior!!! Também fiquei com muita pena... :(

Leo no 5º problema... (acham que está a arquear??)

Ricardo Neves no 5º problema... Aperta!!!

Ricardo Belchior a resolver o 4º problema à vista!

E finalmente, gostava de deixar novamente os meus parabéns aos equipadores Fred e Mário, pois os problemas que eles conceberam estavam com um nível bastante bom! Espero que a próxima prova seja de tão boa qualidade como esta...

Frederico Silva antes das Finais Masculinas