sexta-feira, julho 14, 2006

Dicas de Treinos de Escalada - Parte II

Está de volta... ou já pensavam que me tinha esquecido!!! eheheh
.
2ª parte

  • Sequência e Temporização dos Conteúdos do Treino

Para começar, há que definir que é neste momento que se separam os meninos dos homens... (eheheh!!!), ou seja, quando se decide pôr no papel e posteriormente em prática um plano de treino, com toda uma sequência de conteúdos encaixados no tempo, há que definir qual é a nossa vontade: pretendemos melhorar a nossa escalada ou PRETENDEMOS MELHORAR A NOSSA ESCALADA, como quem diz, queremos atingir grandes objectivos ou apenas ficar mais em forma!

E porquê? Porque consoante os nossos objectivos, serão introduzidos determinados conteúdos que nos interessem mais, podendo prescindir de outros, acrescentar novos, etc...

Então, e tomando como base o trabalho que desenvolvi comigo mesmo e com alguns atletas que treinavam comigo, adiante vou passar a explicar como é que se poderá pôr no papel toda esta sequênciação e temporização!

Quando "pego" num atleta, após ter realizado tudo aquilo que já tinha falado na 1ª parte, normalmente tentamos estabelecer objectivos reais em termos de grau atingido (quer trabalhado, quer à vista, ao 2º ensaio, etc...), alturas para ter picos de forma, calendarização de competições (se for o caso). Depois, em função dos objectivos, elaboramos um plano onde se expõem todos os conteúdos de treino que vamos abordar, nomeadamente: âmbito de trabalho (técnico, físico, táctico), tipos de exercícios, métodos de treino no muro e na rocha, estado de forma pretendido, tipo de microciclos e mesociclos que vamos utilizar, testes físicos, eventuais exames médicos, etc..

Exemplo de Quadro de Objectivos

Em seguida, dever-se-à elaborar um Plano Geral, onde através de um quadro, se expõe por meio de cores (ou outros métodos!) o que se irá fazer em cada um dos microciclos integrantes dos mesociclos, para nos podermos orientar... É claro que isto não é de carácter obrigatório, mas ao longo dos Macrociclos e à medida que as coisas vão acontecendo, é uma boa forma de nos apercebermos porquê que aconteceu "isto nesta altura" ou "aquilo naquela altura"!

Exemplo de um plano geral do final de época de 2004

Após termos realizado isto (se for vossa opção), ainda dentro da sequência e temporização dos conteúdos, normalmente estabeleço logo quais os objectivos e conteúdos dos próximos 2 ou 3 mesociclos (que normalmente têm a duração de 1 mês cada, compostos por 4 microciclos mensais), definindo a estrutura deles (quantos treinos semanais, e tipo de microciclos), por exemplo: 3:4:4:2 (ou seja, 3 dias de treino na 1ª semana, 4 na 2ª, 4ª na 3ª e 2 na 4ª), sendo 2 microciclos de volume, um de carga e o final de recuperação, definindo os métodos a utilizar, trabalho em rocha ou muro, etc.

Dito isto, em seguida é altura de pôr em prática o Plano, ou seja, definir concretamente para cada microciclo, tendo em conta os objectivos, quais os exercícios que vamos utilizar, números de repetições, séries, jogos a utilizar, pesos, trabalho de muro, campus, rocha, etc...

Mas isso....

Próxima parte:

  • 3ª parte - Pôr o Plano de Treino em prática!

De forma a deixar de ser tão vago e pouco objectivo (que deve ser o que vocês estão a pensar!), nesta 3ª parte eu vou utlizar o Plano que tenho vindo a aplicar aos atletas que começam a treinar comigo, ou seja, tem alguns microciclos introdutórios, baseados essencialmente no trabalho de resistência e continuidade, seguidos de alguns que abordam o bloco curto e longo, sendo o objectivo global aumentar a forma geral (em termos de resistência e alguma força), de maneira a melhorar a prestação na rocha...

O que acham????

COMENTEM!!!

6 Comments:

At 1:45 da tarde, Anonymous Anónimo said...

gostei muito.
só uma pequena dica: agradeço o esforço que fizeste para publicar uma foto dos quadros. Poderias tê-lo feito mais facilmente fazendo "print screen" e a qualidade era melhor.

Existe um botão "print screen" dps do f12. Carregas lá e fica guardado o que estás a ver no monitor. Dps vais ao PaintBrush e fazes "Colar" ou "Paste" e podes cortar a imagem e dps guardar (de preferencia jpg). Dps é só publicar.

Se já sabias isto ou se não foi possivel fazer um "printscreen", só estava a tentar ajudar. Apreciei o esforço.

Ficamos à espera da parte 3 :D

Abraço

 
At 12:12 da manhã, Blogger chb said...

Já está mudado!!! Agora basta clicarem na imagem que já aparece em grande e com melhor definição!
Eu já tinha pensado nessa cena, mas aqui no portátil andava com alguma dficuldade em encontrar a tecla... é k tá com uma abreviatura muito esquisita... mas com a dica do f12 foi mais fácil! ;)
Obrigadão de qualquer forma...
E a 3ª parte deve sair prá semana!
Apertem e treinem muito!

 
At 4:39 da tarde, Blogger Zé Maria said...

Queres experimentar o desafio de treinar um gajo de 40 anos? Quando é que começamos?
Um abraço.
Zé Maria

 
At 7:47 da tarde, Blogger chb said...

Viva Zé Maria!
Sinceramente, até acho que seria um desafio bastante interessante... ver até onde é que um "cota" aguentava a levar cargas de treino Inumanas... eheheh
Mas na verdade, o factor distância tem-se revelado para mim um problema no controle e avaliação das Planificações elaboradas... Este época competitiva que passou, foi-me bastante difícil conseguir que o Puto Marc cumprisse os treinos previstos, pois sem a constante pressão de alguém por detrás, a malta tem tendência a baldar-se! E depois é complicado fazer as devidas alterações nas planificações, porque o feedback é apenas verbal e por parte do atleta (que muitas vezes distorce as sensações...).
Por isso... vais ter que continuar a seguir as "Dicas de Treino" e tentar ver o que mais se adaptará às tuas condições e objectivos!
Abraço e obrigado por teres revelado interesse pelo assunto...
Aperta!!!

 
At 12:30 da manhã, Blogger Marc said...

essa cena do 3:4:4:2 parece tacticas do futebol... lol ...
o k intressa é k funciona :D

 
At 9:00 da tarde, Blogger katia Meskita said...

Sou uma interessada pela escalada e por tudo que tenha a ver com isto! Actualmente estou a desenvolver os meus conhecimentos na vertente de treino de escalada e gostei bastante te ter encontrado este blog....vou continuar a passar por cá para ver se aprendo mais! Continua e gostaria de partilhar mais informação!

 

Enviar um comentário

<< Home