quarta-feira, julho 12, 2006

Finalmente...

Quando me aconselharam a provar esta via, disseram que era ao meu jeito... como sempre...! Todas as vias são sempre ao nosso jeito, a nossa cara, o nosso estilo, "vai lá que é na boa...", "sacas rápido", "é uma cagada...",..., enfim... o típico!
.
No entanto, no 1º dia de ensaios, com o paciente Leo a dar-me segurança (!), as coisas não me pareceram bem assim! Na 1ª sequência dura, em cada 5 tiros que dava a tentar lançar, 4 davam em queda... ora por não conseguir vincar a presa da recepção, ora por nem lá chegar, ora por depois de agarrar não conseguir mexer os pés... de tudo um pouco! Quando andei mais para cima, chegando à 2ª sequência apertada, as coisas já correram melhor: bastaram 3 tiros e 2 quedas, para passar o passo... eheheh! Para cima, o lançamento até saiu bem (pudera! Vinha quase a parar de expresso em expresso...), e o resto dos passo da saída, apesar de um pouco triky's, foi na boa...
.
Após 2 ou 3 tiros, e com algumas quedas pelo caminho, a tentar fazer alguma coisa de jeito, ao final do dia não fiquei muito convencido com os argumentos do Leo, da Bolinha e do Texas... Não era tão fácil quanto isso, não me pareceu muito o meu estilo (que ainda ando à procura!), e não fiquei com muitas ganas de lá voltar...
.
No entanto, 2 semanas depois quando voltei à Fenda, desta vez com o Pujan (da Malta do Barreiro!), e ele me perguntou o que ia fazer, qual era o Projecto... eu fiquei sem saber bem o que fazer, pois projectos por ali não me faltavam... tinha provados pelo menos uns 3 ou 4 7c's, e desses "venha o Diabo e escolha", como se costuma dizer...
.
Como tinha andado mais recentemente a dar uns tiros (e umas quedas!) num desses projectos, decidi-me a ir lá... Só para cheirar as presas e os passos... eheheh
.
Para algum (ou muito!) espanto meu, os passos sairam quase todos bem logo à 1ª, mesmo a pôr expressos, e no 2º tiro do dia, fiz a via só com uma queda (nos 1ºs passos, como sempre!)!
.
Então, começou a vir ao de cima um dos meus piores defeitos como escalador: a ansiedade!! Não sei se vocês também são assim, mas eu quando ando a experimentar vias do meu grau máximo escalado, e que lhes vejo bastante "cor", sempre que vou dar mais um ensaio, sabendo que pode ser "o" ensaio, fico com uma ansiedade e nervosismo, que quase me faz arrastar pela parede fora...
.
Resumindo, nesse 2º dia de ensaios, no último ensaio cai de roto, já com o fenómeno da "asa para o ar" (podem ver no blog da bolinha o significado!), no lançamento, último ponto onde se pode cair (teoricamente falando...)! Fiquei....... conformado, pois até tinha sido um bom ensaio, e na próxima vez já devia encadear... ou não!
.
Para não vos chatear mais, em suma no 3º dia de ensaios, acompanhado à mesma pelo Pujan, cai 2 vezes na 1ª sequência, 1 vez na 2ª sequência dura, e incrivelmente após ter realizado o lançamento, já no último ensaio do dia, com muita gana (demasiada!) e um excessivo acreditar e hesitação, não me mexi como devia e... Kaput!!! Mais um bonito voo para a foto... Ainda bem que não tavam lá senhoras de bem, nem crianças, porque aquilo foi um rol de palavrões que nunca mais acabava!!!
.
O pior de tudo é que voltava para o Algarve no dia seguinte...
.
Então, esta semana como tive que voltar ao Barreiro à Escola, e pra levar o resto das minhas coisas para o Algarve, aproveitei e voltei á dita... para tirar as teimas!!! Foi algo difícil de arranjar que quisesse ir escalar, mas acabei por ir com um "Senhor" da Escalada: Filipe Costa e Silva.
Gentilmente, ou não, foi lá passar-me as espressos, sempre fazendo uns sons de... apertar (só um bocadinho!), mas que foi bom para o seu aquecimento!
.
Verdade seja dita, com o calor que estava, com a ansiedade já a vir ao de cima, comecei mesmo a pensar "Bem, mais um projecto que vou cá deixar na Fenda... paciência!"
.
Quando comecei a escalar, não tava com muita gana, pois já estava a suar, os pés de gato todos rotos, os dedos com pouca vontade de apertar, mas passo a passo lá fui indo, com o Filipe sempre a puxar por mim, e quando cheguei ao lançamento... os pés começaram a andar de um lado para o outro à procura das presas, comecei logo a stressar, mas lancei mesmo assim e... ficou!!! A seguir, "calma, muita calma", e lá me ajeitei antes de continuar... foi quase um passeio até ao top!
.
E assim foi, o meu 2º 7c... Tiro e Queda, ou deveria dizer, Tiros e Quedas?? eheh
.
Para quem não leu até ao fim, porque é bem grande o relato, é na boa... É mesmo só para eu daqui a algum tempo, quando for velhinho, poder vir ler como eu apertava... ;)
.
(Fotos não há, porque há excepção do 1º dia, fomos sempre só 2 pessoas... paciência!)

6 Comments:

At 10:52 da manhã, Blogger FCS said...

Sim, mas isso de ser o teu grau máximo é tanga. Foste a passear! Parecia 6a. O melhor é começares a apertar...

 
At 12:24 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Eu não vi mas concordo, 7c o teu grau máximo!?!?! Não me lixes!!!

 
At 12:26 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Esqueci-me de assinar o comentário anterior! Se a via estivesse no teu limite não a encadeavas com o calor que estava!

 
At 12:27 da tarde, Blogger Marc said...

pois é oh froxo :P, quem aperta como tu no plastico, consegue mais de 7c de certeza...

vê mas é se treinas....
Pk "se tu treinas..."

 
At 3:03 da tarde, Blogger sesa said...

deixem lá o frouxo que 7c não é bom... mas já vi pior.

parabens e aperta contigo.

 
At 2:10 da tarde, Blogger Isabel said...

Parabéns!!! Vejo que a vida de professor, diga-se, de nómada deu os seus frutos :) Afinal um ano a trabalhar no Barreiro até foi fixe!
Espero que tenhas disfrutado bastante da escalada em Lisboa! O pessoal vai sentir a tua falta nas terças fanáticas e nos treinos no rocódromo, onde davas "baile" ao pessoal todo!

 

Enviar um comentário

<< Home