quinta-feira, julho 13, 2006

Praia da Ursa

Hoje fui visitar um dos sítios que dizem ser dos mais bonitos para se escalar junto do Mar:
.
Praia da Ursa
.
Após termos andado até meio da tarde a decidir para onde ir escalar (pois o calor era abrasador!), eu e o Marc "Puto" acabamos por ir ter lá prá zona do Cabo da Roca (mesmo aqui ao lado do Barreiro!), porque tinham-nos dito que "aquilo é muita bom!", "dá pra fazer praia e tomar banho e tudo!", "as vias são de uma qualidade espectacular!", etc., etc..
.
Como nestas coisas os locais é que sabem melhor, depois de o "Mestre" Nuno e do Filipe Costa e Silva me terem dito "Se nunca foste lá, tens mesmo de ir...", eu rendi-me e lá fomos...
.
Saquei os croquis, vi os graus, o Nuno aconselhou-me as melhores, o Filipe avisou-me para contar com pelo menos 1/2 grau mais duro(!), e fomos...


Para quem lá for da 1ª vez, e chegar cá abaixo à praia, as vias de desportiva são do lado direito, e não são logo aquelas que estão na 1ª placa, onde tem umas de aderência e também uns tiges mais antigos..., têm que caminhar mais um pouco até encontrarem um pequenino vale, com uma sumida pseudo-cascata, onde têm vias de um lado e de outro.

Nós só provámos as do lado do sol, porque as do lado da sombra tavam bastante húmidas, pois o mar estava bastante agressivo (o que nos eliminou logo a hipótese de ir ao banho!). As que provamos são de uma qualidade... excelente! Bom traçado, granito super aderente, presas para apertar, passos estéticos e técnicos!

A aquecer na Ana Júlia (eheheh), 6a+ (durito!)

Marc "Artista de Circo" nos passos iniciais da Maria Mariposa 6c+ (ou 7a?)

Acham que quer fazer um Yanir??? Ganda artista... mas encadeou!

Após termos disfrutado bastante com estas 2 vias, fomos provar aquela que, segundo o Mestre, é uma das coqueluches da parede, a Ameli (7a+ no croqui). Bem... não sei se fomos nós que nos enganámos a ver o croqui (pq as vias são imensas!), ou se a via realmente é muito boa... para quem a consegue encadear!!! Porque nós não conseguimos passar do passo da 2ª chapa, onde se tem que blocar à muerte a 2 mãos numa presa meio a descair (e cheia de magnésio, porque será?), com os pés muito manhosos, para lançar bem lá para cima para uma presa meio rara... será que era assim?!? Certo, certinho é que após uns voos e mais um bocado de corda estragada, decidimos deixar qualquer coisita para fazer da próxima vez... ;)

Para acabar o dia, ficámos a disfrutar este maravilhoso pôr do sol...

Apesar de tudo, acreditem que vale a pena darem lá um saltinho e fazer um bocadinho de força, seja na desportiva, seja nas clássicas da zona, seja a tentar entrar dentro de água...

COMENTEM!

9 Comments:

At 1:45 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Hey! E aí estão eles em grande estilo;) Algarvio Marafado e Algarvio Avec=)
Achas k essas vias têm um ar mitrado? Achas?


Continuem a apertar forte=)
Tou a gostar das noticias;)

 
At 10:30 da manhã, Blogger Kimie said...

Fiquei c vontade de ir até lá! Grd programa;)

 
At 12:13 da tarde, Anonymous Anónimo said...

O grau na praia da Ursa está duro mas se tiveres a sorte de apanhar aquilo seco e limpo os graus parecem um pouco mais credíveis (mas não muito)!
Além disso o pessoal está pouco habituado ao granito e por isso as vias parecem mais duras!

O que te faltou na Amelie foi subir o pé direito para a presa de mão antes da reglete onde juntas.

As vias do lado da sombra são um pouco diferentes a rocha tem menos grão, é mais sólida e lisa. A escalada é um pouco mais técnica pois as presas de pé são mais pequenas e na parte final das vias tem muitas fendas verticais.

Volta lá e prova também a Victorinox 6b+, Inconsistência da Forma 7a+, Asa de Galinha 7b, Vida Franciscana 7b+ e a Mais “Clara” 7c.
Leva umas plaquetes pois alguém roubou as duas reuniões do meio do lado da sombra.

 
At 12:24 da tarde, Blogger Marc said...

heheheheh

Foi um dia guapissimo, e fez-se força... como sempre :D

A "Amelie" fica para depois (pk será??)...

hasta

 
At 12:58 da tarde, Blogger Unknown said...

"Amelie" eh assim!!
ah k lançar a doida e com fe!!!
a 1ª vez n da para perceber mas depois eh so lançares e ja ta ;D
as do lado da sombra tbm sao buenissimas.
tem de voltar para provar ;D
abraços
halla.

 
At 2:56 da tarde, Blogger sesa said...

Buenissimo programa.
babes despidas, agua fresca, muita rocha, cássica e desportiva. Na pria de ursa tudo é buenissimo, é só ter em atenção a ver se consegui-mos apanhar os fd* que assaltam os carros. Lembro novamente que é melhor deixar a "voiture" no cabo. As vias à direita logo à entrada julgo que foram reequipadas à pouco, são vias mistas / misticas. A noiva já tá no papo, falta-me a ursa podre, mas tenho medo muito medooooo.

Em relação ao grau acho que deve ser da humidade, saquei o 6a+ e achei correcto.

Muito mais fácil do que o suposto V+ da ponta da baleeira em sagres (aquele de saida do sector que tem aquela fenda guapissima[não me recuerdo do nome]bucha e estica ou cena parecida).
Abraço

 
At 4:45 da tarde, Blogger taia said...

Grandes fotos,em grande estilo.

beijos

 
At 8:54 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Boas,

Não será o local indicado para colocar uma questão mas vou aproveitar a entrada do blog ser da praia da Ursa :).
Estive lá à pouco e tb achei um sítio expectacular.
Estive na Maria Mariposa e é aí a minha dúvida. Dps do extraprumo e passar-se para a outra face da parede a via une logo com o 6a+ pela fenda ou segue-se smp em frente até ao top? É que achei a última plaquete bastante afastada do top.

As fotos estão boas.

Cumprimentos

 
At 1:35 da tarde, Blogger chb said...

Viva!
Depois de termos passado para a placa ainda seguimos em frente alguns passos, mas quase junto ao Top fomos buscar de direita a fenda para o poder chapar... e realmente tem ambiente... eheheh

Aperta!

 

Enviar um comentário

<< Home