quinta-feira, abril 26, 2007

Estágio de Formação de Monitores de Escalada

Não tenho tido muito tempo para pôr aqui notícias porque estou a frequentar o Estágio de Formação/Credenciação que a FPME, em parceria com a Federação Francesa de Clubes Alpinos de Montanha (FFCAM), está a promover na área da Escalada.
.
São 9 dias de formação que só vão terminar no próximo dia 1 de Maio, sendo a sede das operações o Centro Desportivo de Alvados, e as zonas de escalada utilizadas o Reguengo do Fétal, Poios e Poio de Aire.
.
Mais informações no site da FPME.
.
.
.
.
.
Brevemente mais notícias!

Etiquetas: ,

quarta-feira, abril 18, 2007

O resto das férias...

Depois de ter satisfeito a curiosidade aos fanáticos da rocha, fazendo uma pequena, mas não exaustiva, descrição dos spots de escalada por onde passei, é hora de fazer as delícias aos amantes da Natureza e da boa vida... ;)
.
Como estas não foram umas férias de Páscoa daquelas fanáticas (nem o tempo o iria permitir, pelo menos pela zona onde andámos!), pois desta vez troquei o meu companheiro de viagens de escalada, Puto Marc Xavier, por uma parceira de bons momentos... a namorada. eheheh
.
Como tal, fizémos muito mais coisas sem ser escalar...
.
1ª paragem sem ser para escalar: Parque Nacional de Ordesa e Monte Perdido
.

Situado nos Pirinéus Espanhóis, apresentando diversos picos em volta e inúmeras hipóteses de espectaculares passeios. Contudo, nesta altura, como devem calcular, as condições invernais podem limitar muito os nossos planos.
.
Inicialmente tinha em mente fazer o passeio até ao refúgio de Goriz e voltar, com duração anunciada de 6 horinhas a andar rápido, mas em condições estivais! Quando lá chegámos no 1º dia deparámo-nos com o acesso ao parque de estacionamento na Pradera de Ordesa completamente cheio de neve, por onde teriam passado não mais de 5 carros! Subimos à mesma (Berlingo power sempre a bombar!), mas pouco depois começou a cerrar o tempo e começou a cair uma tormenta daquelas bem fortes!!! Sem muita vontade de passar a noite a dormir na carrinha, fomos para o conforto de um hotelzito em Torla (só para tomar banho e ficarmos um bocadinho mais quentes! eheheheh).
.
Felizmente no dia seguinte o tempo estava um pouco melhor, mas as condições dos trilhos mantinham-se: completamente cheios de neve, sendo a progressão muito lenta. Optámos então por fazer apenas o passeio circular até à zona das cascatas.
.
Havia duas hipóteses de fazer o passeio: ou a começar pela esquerda (por onde todos iam) ou pela direita (por onde ninguém ia, por estar ainda mais coberto de neve!). Até aqui tudo bem... fomos pelo caminho da esquerda (por onde toda a gente ia), mas no regresso resolvemos vir pelo outro! Apenas deviam ter passado umas 4 pessoas, o que nós não percebemos bem porquê...
.

Após fazer uns 100 metros do caminho, deparámo-nos com uma "pequenina" avalanche a barrar o caminho! Ficámos um bocadinho apreensivos, pois se acontecesse no momento que iamos passando... dasse... Mais à frente, outra! E depois, outra! No total de 3! Começamos a entender porquê que ninguém tinha ido por ali!!!
.
Mas no final tudo correu bem, ainda andámos umas 3 horas e tal e curtimos bastante!
.
2ª paragem sem ser pra escalar: Andorra - Valle Nord - Sector Pal
.
Fomos até Andorra fazer um Snowboard! E que snowboard! O sítio é espectacular, as pistas são de muito boa qualidade, envolvidas por uma zona de bosque, havia muito pouca gente, foi só curtir!
.
Passámos a manhã a curtir sempre com uma pequena queda de neve e depois à tarde abriu um sol muito bom, que reflectia em toda a cadeia montanhosa envolvente! As condições de neve eram excelente, deu pra aprender e evoluir muito! Para o ano é pra lá que tenho que ir uma semana!!!
.
Mais vale deixar umas fotos, que pode ser que assim percebam a beleza do sítio!
.
3ª paragem sem ser pra escalar: Andorra - Caldea
.
E o que é a Caldea perguntam vocês??
.
É um daqueles sítios que a malta vê nos anúncios de publicidade ou nos filmes... Um SPA, com diversas piscinas de massagens, banhos gregos, romanos e mais não sei o quê, massagens, UV, piscina aquecida ao ar livre, etc...
.
Um sonho depois de ter andado um dia a fazer snowboard... Estivémos lá as 3 horinhas a que tinhamos direito e quando saímos estávamos prontos pra voltar a entrar...
.
Consultem o site e deliciem-se!
.
De resto, as férias foram passadas a escalar, a andar à chuva, neve (com direito a rallys e tudo em Albarracin... eheheh).
.
Pró ano há mais... espero eu!

Etiquetas: , , ,

segunda-feira, abril 16, 2007

Relato das férias! Finalmente!!!

Finalmente!!!!
.
Peço desculpa aos cerca de 10 internautas que ainda diariamente passam por aqui à procura de novidades (ainda não consigo os tais 30 como em outros blogs!), por não postar à mais de 3 semanas!!! Desde que vim de férias isto tem sido uma selva com tanta coisa para organizar e fazer... Mas enfim... estou de volta!
.
Antes de mais, deixo já aqui claro que este post vai ser de pouca conversa e com apenas algumas fotos, pois apenas vou falar da parte da Escalada (que é o que interessa à grande maioria!). Posteriormente vou falar das outras coisas que fiz na viagem. É claro que não estejam há espera de grande coisa, porque nem todos podem apresentar relatos de viagens de sonho...
.
Resumidamente:
.
Chuva, Chuva, Neve, e mais Chuva!!!
.
À semelhança da grande maioria de expedições tugas que se dirigiram ao país vizinho, as previsões meteorológicas sairam furadas!!! O que implicou que passassemos mais tempo dentro dos refúgios que propriamente a escalar!!! E alterou por completo o roteiro da nossa viagem!
.
Basicamente: Faro-Cuenca-Albarracin-Riglos-Ordesa-Andorra-Margalef-Albarracin-Cuenca-Faro
.
Foi este o roteiro. Porquê? Porque foi o que o tempo permitiu... estávamos num sítio, começava a chover, contactávamos com outros tugas e diziam que lá estava mais ou menos. Quando lá chegávamos ainda se fazia qualquer coisa, mas no dia seguinte piorava logo... foi assim grande parte da viagem!
.
Cuenca
.
Logo quando fizemos a 1ª paragem pra escalar, apenas tinha a revista Escalar com croquis de 5 sectores, que infelizmente eram os mais merdosos ou os mais duros! Como tava bastante frio, e os sectores não eram nada de especial, rumámos a Albarracin.
.
No entanto, no regresso (já com croquis completos), pudémos disfrutar de excelentes vias de buraco e muita regelete (sempre quando menos esperávamos!), e escalámos ao sol (a única vez na viagem toda!) no sector Alfar, considerado um dos melhores (pelo menos foi o que me disseram!). Aconselho a todos a darem lá uma saltada! Não tenho muitas fotos porque a máquina ficou sem bateria...
.
Panorâmica da parte velha da cidade!
.
Sector Senda de lo Merendero - num 6c!
.
Sector Los Paules - Sandra num V+!
.
Margalef
.
Quando saimos de Andorra rumámos a Margalef. Caminho bem complicado de fazer à noite, pois quase parece que estamos nos Pirinéus! Também só conseguimos escalar um dia, pois ao final da tarde começou a chover, e no dia seguinte também chuvia de manhã.
.
Contudo, deu para curtir bastante, pois o tipo de rocha (arenisca conglomerada) é bastante estranha, o tipo de presa é essencialmente buraco (bi e tridedos), e as vias são na maioria de boa qualidade. Tem sectores para a família toda, desde do III grau até aos 8ºs bem duros! Também aconselho a fazer uma visita, principalmente para escalar à vista (estão bem magnesiadas, mas ainda não sebadas!).
.
No quentinho do Refúgio - reparem nos grafitis!!!
.
Num 6b+ excelente!
.
Num 6a+ com uma linha muito boa...
.
Albarracin
.
Este foi o destino de muita gente, que infelizmente não consegui aproveitar ao máximo. Nós das 2 vezes que por lá parámos o máximo que conseguimos fazer foi blocar um dia, pois começou sempre a NEVAR!!!!
.
Pouco haverá mais pra dizer de Albarracin, pois muitos de nós já lá fomos... É o paraíso pra blocar: buracos, aplats, regletes, pequenos, médios, grandes, fáceis ou duros, perto ou longe, magnesiados ou virgens, sei lá que mais!
.
Visita obrigatória para qualquer escalador que se preze...
.
6b+ no sector Los Techos
.
O nosso maior problema: neve!
.
Zé Abreu a apertar num 7b+ no sector Cabrerizo!
.

Sandra a apertar num 6b+ no sector Los Techos

Etiquetas: , , , ,