quinta-feira, junho 26, 2008

Mais Parede das Riscas... :)

Apesar de este post já vir um bocadinho tarde, no que diz respeito a uma descrição mais promenorizada do novo sector sensação em Sagres, a "Parede das Riscas", pois a Bolinha adiantou-se já por duas vezes , tanto com as informações e croqui inicial como com uma actualização das vias equipadas, achei que era nice pró pessoal também ler outras opiniões e ficar com um croqui mais bem feitinho... :)
.
A escalada na "Parede das Riscas" pauta pela escalada desportiva em falésia de um largo, à excepção da via "Mil Folhas" que tem dois e arranja da plataforma junto ao mar, apartir de um pequeno relé onde é possível estar de pé a dar segurança, mas quase sempre pendurado no arnês, e onde também é possível estar sentado (permitindo que estejam mais do que 2 pessoas na mesma via). Apenas a via "Manobras a'riscadas" possui um parabolt ao nível do local da segurança, sendo necessário em todas as outras vias levar uma fita pra se fazer uma extensão da 1ª plaquete para estarmos auto-seguros.
.
Brevemente esperamos equipar mais vias e um corrimão que começe numa ponta e acabe na outra, com pontos de segurança intermédios e que permitam a passagem de umas vias para as outras sem ser necessário estar a fazer sempre rapel.
.
No topo da falésia existem 3 reuniões, com 2 parabolts (sem argolas), para se realizar o rapel de acesso aos inícios, e todas as vias estão equipadas com 2 pontos com argola (apenas a via Código de Barras não tem argolas), sendo possível baixar sem deixar material.
.
Aconselha-se a passagem dos expressos pela via quando estejam a baixar, pois a maioria delas extrapruma o suficiente para na base ficarmos afastados da parede. E o último a descer é aconselhável que passe apenas nos necessários, porque senão pode acontecer quando forem puxar a corda pra escalar (como vem da reunião de rapel e faz montes de roçamentos), ela faz tanto atrito que quase não dá pra puxar (né Miguel?!?).
.
Como a Bolinha já tinha referido, e o Nuno também nos comments, tanto a via nº1 como a nº9, no seu largo de baixo, ainda estão pouco repetidas e limpas, sendo necessário extrema cautela (pelo menos até futuras limpezas) na sua escalada.
.
Relativamente ao grau, a minha opinião é um pouco diferente, pois acho algumas vias mais intensas do que o grau aparenta, tendo também um pouco em conta o ambiente onde se está a escalar e algumas distâncias entre protecções... Só para dar um exemplo, estive na semana passada lá com 2 colegas escaladores de 7a, e se estivessem sozinhos achavam que não conseguiam sair dali a escalar, mesmo nos supostos 6b+ (que foi as vias que provamos)... tanto por alguma dificuldade particular de alguns movimentos, como pela toda a envolvência existente!
.
Por isso, se for a vossa 1ª vez em escalada de falésia, aconselho que deixem uma corda semi-estática pendurada e levem material para eventualmente sairem a jumar...
.
De resto, é uma escalada espectacular, com linhas super estéticas, num ambiente altamente intenso, e que aconselho a todos que tenham oportunidade de experimentar!!!
.
Aqui fica um croqui para se deliciarem...
.

Etiquetas: , ,

quarta-feira, junho 25, 2008

Quase... quase...

Este fim-de-semana teve mesmo, mesmo quase...
.
Finalmente tiveram condições excelentes novamente pra voar... :)
.
Foram mais 3 saltinhos nos céus de Évora...
.
Os 1ºs dois não correram grande coisa, as saídas foram um bocado encolhidas, tive direito a fazer uma queimadura no braço e tudo (nunca mais largo o cordão umbilical, né Gomes?), feita pela tira extractora do paraquedas, mas o trabalho de calote e as aterragens foram excelentes!
.
O 3º já foi nice, com uma boa saída e uma simulação de abertura fixe...
.
Vamos ver se da próxima vez já vão ser em queda livre... :p
.

Etiquetas: