quinta-feira, janeiro 31, 2008

Férias do Carnaval!

Faro - Sevilha (Decathlon) - Cahorros (Granada) - Cacin (Almeria) - Cogollos ou Serra Nevada (Granada) - Faro...
.
E vocês??
.
.

Etiquetas: , ,

terça-feira, janeiro 29, 2008

De volta a Sagres...

É verdade!
.
As saudades de voltar a escalar começam a vir ao de cima...
.
Parece-me começar a sentir de novo aquela vontade difícil de descrever... aquela que nós sentimos quando estamos por baixo de uma linha bem poderosa, e nos imaginamos a subir, a apertar nas regletes minuscúlas, a fazer chapagens aqui e ali, e perceber que existe bastante ar entre esta e aquela protecção... enfim... a vontade de subir por um bocado de rocha acima, a agarrar muitas vezes em coisas que são pouco maiores que a ponta dos dedos, seguindo uma sequência muitas vezes com carácter artístico, chegando, caso tenhamos sucesso, à reunião final sem nunca ter tido a infelicidade de cair...
.
Vocês sabem...
.
Isto tudo porque este fim-de-semana, por questões profissionais e de convívio com amigos, voltei a Sagres.
.
No sábado para organizar uma actividade de Rapel e Paintball para um grupo de amigos que se juntaram para fazer uma despedida de solteiro (coitado do Pintas!), a qual decorreu super bem, sem ter havido incidentes de maior (sabem que no paintball há sempre alguém que leva um balázio em sítios menos bons...!).
.
É claro que depois houve direito a uma mega-jantarada, regada a muito bom tinto, medronho caseiro envelhecido (que broa...), cervejinha, licor beirão, etc.. Enfim, além do noivo, ainda houve mais 2 ou 3 a ficarem muuuiiiiitooooo quentinhos... ;)
.
.

Brito a curtir!
.

No domingo, e aqui sim, foi aqui que me começou a remoer na barriga aquele bichinho (não sei se seria da ressaca ?!?) de voltar a treinar para poder voltar a apertar a sério em muitas das vias que ainda me faltam fazer em Sagres e um pouco por todo o Mundo, pois quando tive tanto na Baleeira como em Armação Nova na Parede Grande a ver o Nuno Pinheiro, o Miguel Catita, o Pujan e o Miquel a apertarem, com aquele tempo e ambiente magnífico, por vias espectaculares num calcário laranja super estético.... indiscritível!!!!!!!!!

..
.
Nuno Pinheiro na Via "The Shinning Ones" 7b+/c??? no Sector The Chamber (Baleeira - Sagres)

.
Por isso, tá decidido!!!!
.
Vou voltar a escalar...
.
E a apertar à muerte!!!!
.

Brevemente numa falésia perto de si....

Etiquetas: , , ,

segunda-feira, janeiro 28, 2008

Novidades na Web...

A internet é um espaço que está sempre a crescer, e é um excelente veículo para partilha de informação.
.
No que toca à área da Escalada e afins, actualmente existem inúmeros sites e blogs (nacionais e internacionais) onde podemos encontrar a mais variada informação, desde croquis, notícias de encadeamentos, opinião, compra e venda de material, condições de neve, etc...
.
Recentemente, surgiram 3 páginas que gostava de mencionar:
.
A 1ª diz respeito a uma nova loja online de venda de material de escalada, montanhismo, alpinismo, campismo, geocaching, e toda uma variedade de adereços para diversas modalidades outdoor, intitulada Loja SoCurtir.
.
Esta é propriedade de um indivíduo que já era um conhecido de todos nós no que diz respeito a arranjarmos à borliu croquis das zonas de escalada em Portugal (site Socurtir), que é o Rui Duque, que oferece "uma boa variedade de produtos a preços competitivos e um serviço honesto, responsável e eficaz." Tem uma navegação fácil e intuitiva, um layout agradável e certamente ficarão bem servidos se lá fizerem compras! A visitar! (Contactos: loja@socurtir.com)
.

O dono: Rui Duque.

.
A 2ª página é referente a um novo fórum nacional que aborda as mais diversas modalidades de Desporto Aventura e de contacto com a Natureza: ADVENTSU (United Adventure Sports). Este pretende reunir diversa informação nos 3 meios onde se podem praticar estes desportos: Ar, Água e Terra, assim como, ainda possui uma parte própria para as Corridas de Aventura e um espaço comum, onde são debatidos temas respeitantes a Saúde e Nutrição, Consultório Médico e Meteorologia.
.
Como ainda está a começar, a informação ainda não é demasiada, mas acredito que nos próximos tempos se possa tornar uma referência nos fóruns a visitar (se bem que cada uma das modalidades lá presentes já têm fóruns muito próprios e com muita tradição, como é o caso do Fórum Havista na Escalada), pois num mesmo sítio temos muita coisa reunida... Visitem!
.
.
Para acabar, e tinha que ser na Escalada, era para anunciar que já está a funcionar a nova versão do fórum do Havista (portal de Verticalidade), este com um layout bastante diferente, mas agradável à mesma, mas que ainda pouca gente aderiu... Chama-se à mesma Fórum Oficial da Verticalidade!
.
Pelo que tenho visto no actual, ainda há muitos frequentadores que estão reticentes em passar para este novo, mas desde que se mantenha qualquer um dos dois, para poder continuar a haver troca e partilha da mais diversa informação, por mim tudo bem... tanto um como o outro... Visitem!

Etiquetas: , ,

segunda-feira, janeiro 07, 2008

Curso de Iniciação à Escalada em Rocha

.
É já na próxima 6ª feira que se inicia mais um Curso de Iniciação à Escalada em Rocha, promovido pela Associação de Montanhismo e Escalada do Algarve!
.
O Curso tem uma duração de cerca de 42 horas, repartido pelos dias 11 (noite), 12, 13, 19 e 20 de Janeiro, com o objectivo de "ministrar a formação teórica e prática considerada necessária e suficiente, para dotar os formandos de conhecimentos para escalar em autonomia, como primeiro de cordada em vias equipadas, utilizando com segurança as técnicas de progressão."
.
Podem consultar toda a informação no site da AMEA e aqui!
.
Para se inscreverem basta enviar um e-mail para geral@amea.pt, com o vosso nome completo, nº de BI, data de nascimento e contacto de telemóvel, que depois são informados dos restantes pormenores!
.
AINDA EXISTEM 4 VAGAS!!!!
DESPACHEM-SE!!!!!
CONTAMOS CONVOSCO!!!!

Etiquetas: , , , ,

sexta-feira, janeiro 04, 2008

Lisboa-Dakar anulado! :(

.
É preciso ter azar... logo este ano que me tinha decidido a ir ver as especiais que passavam aqui na zona da Serra de Monchique e em Portimão, aconteceu isto...
.
São situações mesmo lamentáveis, mas o terrorismo cada vez mais dá menos tréguas...
.
É compreensível a anulação da prova de rally mais mítica de sempre, que ainda por cima fazia 30 anos, mas não sei se esta será a melhor forma de fazer frente a este tipo de pressão...
.
Se a anularam agora por estes motivos, então tenho sérias dúvidas que consigam novamente pôr a andar uma caravana desta dimensão e neste continente, porque se aconteceu isto este ano, pra o próximo muito facilmente qualquer facção terrorista assassina uns quantos turistas antes do Dakar e volta a fazer ameaças concretas, e sempre muito dificéis de controlar...
.
Enfim... tenho mesmo é pena de nunca ter chegado a ver esta malta toda a abrir aqui plas Serras Algarvias...
.
.
Mais infos aqui, aqui e aqui.
.
Comunicado da A.S.O.:
.
Lisboa, sexta-feira, 4 de Janeiro de 2008
.
A.S.O. anula edição 2008 do Rali Dakar
.
Após inúmeros contactos com o governo francês – em particular o Ministério dos Negócios Estrangeiros – e tendo em conta as suas fortes recomendações, os organizadores do Dakar tomaram a decisão de anular a edição 2008 da prova, que deveria decorrer entre 5 e 20 do corrente mês, ligando Lisboa à capital do Senegal.
.
Tendo em conta as actuais situações de tensão politica, a nível internacional, o assassinato de quatro turistas franceses, no passado dia 24 de Dezembro, atribuído a um ramo do Al-Qaida, no Magreb islâmico, e acima de tudo as ameaças, directas, lançadas contra a prova, por movimentos terroristas, a A.S.O. não pode tomar outra decisão que não seja a anulação da prova.
.
A primeira responsabilidade da A.S.O. é a de garantir a segurança de todos: populações dos países atravessados, concorrentes amadores e profissionais, sejam eles franceses ou estrangeiros, elementos da assistência técnica, jornalistas, patrocinadores e colaboradores do rali. A A.S.O. reafirma que as questões de segurança não estão, não estiveram, nem nunca estarão em causa no rali Dakar.
.
A A.S.O. condena a ameaça terrorista que anula um ano de trabalho, de inscrições e de paixão para todos os participantes e diferentes actores do maior rali-raid do mundo. Consciente da imensa frustração, vivida, em particular, em Portugal, Marrocos, Mauritânia e Senegal, bem como entre todos os nossos fiéis parceiros, para lá da decepção geral e das pesadas consequência económicas, em termos de retorno directo e indirecto, para os países atravessados, a A.S.O. continuará a defender os valores que caracterizam os grandes acontecimentos desportivos e prosseguirá com a mesma determinação o desenvolvimento das suas acções humanitárias, através das Actions Dakar, implantadas depois de cinco anos em África sub-saariana com SOS Sahel Internacional.
.
O Dakar é um símbolo e nada pode destruir os símbolos. A anulação da edição 2008 não coloca em causa o futuro do Dakar. Propor, em 2009, uma nova aventura a todos os amantes dos rali-raid é um desafio que a A.S.O. irá assumir nos próximos meses, fiel à sua presença e paixão pelo desporto.

Etiquetas: , ,

quinta-feira, janeiro 03, 2008

Última de 2007!

.
.
.
.
.
Sagres - Zona da Baleeira - Sector Jardim Escola - Via da Fissura 6a (a pôr material...)
.
Fotos: Carlos Mata
.

Etiquetas: , , ,